00:00:00

Meu bebê, minha vida

Mães saem da ociosidade com projeto na Maternidade.


Ações para as paturientes

Mães internadas no HMI terão oficinas de Corte de cabelo neste sábado, 25
As oficinas terapêuticas e ocupacionais do projeto Meu Bebê, Minha Vida, do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) continuam beneficiando mães que aguardam a alta médica dos filhos internados na UTI Neonatal. A cada dia, durante a semana, é realizada uma atividade diferente. Neste sábado, dia 25, haverá a oferta de serviços de beleza para as mães que estão na maternidade, a partir das 9h, na sala destinada ao projeto.
Antes disso, nesta sexta-feira, 24, em parceria com o Centro de Referência Saúde da Mulher (CRSM), será ministrada uma palestra sobre educação em saúde, focando no Planejamento Familiar. O palestrante, que atua no CRSM há 30 anos, vai proferir aulas sobre o assunto, a partir das 9h, também na sala do projeto do HMI.
Segundo a assistente social, Adália Siqueira, a palestra acontece todas as sextas-feiras com a presença do casal, pois ambos devem assistir, já que um deles pretende passar pelo procedimento cirúrgico, seja de laqueadura ou vasectomia. “A grande maioria são mulheres, mas sempre quatro a cinco homens aderem à cirurgia”, comentou.
Ainda conforme ela, depois da palestra e de passarem por uma avaliação médica, o CRSM, juntamente com a maternidade agendam o dia do procedimento. Nos oito primeiros meses desse ano, mais de 103 homens optaram pela vasectomia até o momento.
Para a vasectomia ser realizada é preciso que o homem manifeste o interesse após a palestra de planejamento familiar, e então é marcada uma consulta com o urologista para a mesma semana. Nesta consulta o médico sana as dúvidas do paciente, que assina um termo onde afirma estar ciente desta resolução e depois disso são solicitados os exames pré-operatórios. A cirurgia é marcada para 60 dias após a palestra, para que o casal tenha tempo para refletir sobre a decisão.
CORTE DE CABELO
Uma empresa especialista em estética e imagem pessoal, parceria a bastante tempo do Projeto Meu Bebê, Minha Vida, levará para a maternidade mais de 15 profissionais neste sábado, 25, às 9h. Todos estarão com as máquinas, secadores, tesouras, para deixar as mães com as madeixas belas e realçadas.
Dália mencionou que a divulgação já iniciou e que, até lá, continuará visitando as alas da unidade, solicitando o comparecimento das mães. “Essa atividade do projeto é a mais concorrida, na última vez que realizamos, mais de 20 mulheres compareceram a oficina”, disse.
A assistente social lembrou que em breve será realizado uma feira de artesanato, para venda dos materiais produzidos por elas. Toda a verba é revertida para a manutenção do projeto na unidade. “Temos hoje à disposição produtos de lembranças para baby chá, recém-nascidos, fraldas com bainhas diferenciadas. Os valores varia de R$ 2,00 a R$ 5,00”, enfatizou.
PROJETO
A ideia do projeto é oferecer oficinas terapêuticas e ocupacionais às mães com recém-nascidos internados na UTI Neonatal e que aguardam recuperação deles. Participam também pacientes de outras alas da unidade, maridos, acompanhantes e até visitantes de pacientes.
O projeto surgiu há mais de três anos na pretensão de preencher o tempo ocioso das pacientes e já serviu de modelo para a cidade de São Luiz do Maranhão. Algumas técnicas visitaram o HMI, viram o trabalho desenvolvido em Roraima, e reproduziram lá com a população maranhense, utilizando, inclusive, a mesma nomenclatura do projeto.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD