- 01 de novembro de 2024
O Ministério Público do Estado de Roraima, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas (GAECO), com apoio dos policiais da Divisão de Captura (Dicap), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Comando de Policiamento da Capital (CPC) e policiais do serviço de inteligência, descobriram na tarde desta quarta-feira, 22/10, um túnel de aproximadamente 40 metros na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) e frustraram uma fuga em massa.
As informações de que os presos estavam fazendo escavações na PAMC já vinham sendo investigadas e na tarde desta quarta-feira, o GAECO e o Bope identificaram a localização exata das escavações.
O promotor de justiça coordenador do GAECO, Carlos Paixão, destaca que as características e a organização do trabalho que vinha sendo realizado objetivava dar suporte a uma possível fuga histórica na unidade prisional de Roraima, semelhante ao que vem sendo registrado em outros presídios brasileiros.
Conforme identificado pela polícia e pelo GAECO, o túnel, pela dimensão e localização estratégica, já estava com obras escavadas até a parte externa da PAMC, ou seja, na iminência dos presos lograrem êxito.
No local foi encontrada grande quantidade de ferramentas, fiação e iluminação, ventiladores e outros equipamentos, indicando que os presos faziam a obra diuturnamente de modo ininterrupto no túnel. O local será concretado.
“O trabalho em conjunto do GAECO com o Bope e demais instituições possibilitou a eficiência da operação, que evitou fuga em massa. Desse modo, garantimos segurança à população”, conclui Carlos Paixão.