- 01 de novembro de 2024
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta quarta (22) que um procurado traficante de seu país foi preso em Boa Vista, Roraima. Marcos de Jesús Figueroa García, conhecido como Marquitos Figueroa, foi capturado em uma ação conjunta das polícias colombiana e brasileira.
“Acabam de me informar que a Polícia Nacional, com a colaboração da Polícia Federal do Brasil, capturou um alvo de altíssimo valor. Estávamos atrás dele havia muito, muito tempo: Marquitos Figueroa”, disse o presidente, de acordo com o site da Presidência da Colômbia.
A PF também anunciou a prisão em seu perfil no Twitter. Segundo a Polícia Federal brasileira, o traficante foi preso em Boa Vista no início da noite desta quarta, e será transferido na manhã de quinta para São Paulo, onde vai aguardar o cumprimento da extradição.
De acordo com a PF, Figueroa é um dos traficantes mais procurados pela Interpol e também é acusado dos assassinatos de um juiz e de um promotor.
Segundo o jornal colombiano "El Tiempo", Figueroa, de 47 anos, é o principal líder do narcotráfico no norte da Colômbia e chefia uma quadrilha que atua na fronteira do país com a Venezuela. O governo colombiano havia oferecido uma recompensa de 350 milhões de pesos por sua captura e ele era considerado um dos criminosos mais procurados do país.