00:00:00

Ventilação mecânica

Sesau tem 90 vagas para servidores de UTI


Com o objetivo de promover melhoria na assistência à saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) dá sequência à série de capacitações voltadas aos servidores do SUS. Desta vez, serão abertas 90 vagas para o Curso de Ventilação Mecânica. As inscrições já podem ser feitas até o próximo dia 31, no Departamento de Gestão em Educação (DGES), localizado na Sesau, das 07h30min às 13h30min.

De acordo com o diretor do DGES, Mozart Andrade, o curso é gratuito e direcionado aos servidores efetivos que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). No estado, o Hospital Geral de Roraima (HGR), o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) são as unidades que possuem UTI.
Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, devem ser capacitados. Para isso, Andrade explica que os servidores destas áreas que atuam em UTI, precisam ser devidamente indicados e liberados pelos seus superiores de acordo com a necessidade da unidade hospitalar a qual atuam.
Para realizar a inscrição, o candidato ao curso terá de levar o documento de identidade, CPF, o diploma e carta de liberação e indicação do gestor. O curso terá duração de 24 horas e será dividido em duas turmas de 45 servidores cada. A previsão é que a capacitação ocorra no período de 06 a 09 de novembro. A ideia é de que os profissionais sejam capacitados em dois dias. Uma equipe nos dias 06 e 07 e outra nos dias 08 e 09.
O diretor explica que a ventilação mecânica é o método de substituição da ventilação normal. Ela pode salvar vidas e é usada na ressuscitação cardiopulmonar, medicina de tratamento intensivo e anestesia. Na prática, significa dizer que em muitas situações o organismo é incapaz de manter o ciclo respiratório, que é representado pelo processo de inspiração e expiração.
Quando isso acontece, é feito o procedimento de ventilação mecânica, que corresponde à instituição de pressão positiva nas vias aéreas permitindo, de forma artificial, que o indivíduo mantenha os ciclos ventilatórios. É um método de substituição de função vital, sendo útil como um auxílio ao tratamento de algumas doenças.
Segundo Andrade, a capacitação representa a valorização dos servidores e também a melhoria nos serviços de saúde à população. “Até o final deste ano, chegaremos ao total de dois mil servidores capacitados em saúde”, disse.
OUTRO CURSO
As inscrições para o curso em Feridas e Ostomias poderão ser realizadas até amanhã, 21. A capacitação conta com 60 vagas e ocorrerá no Colégio Objetivo, de 22 a 24 de outubro, com 16h de duração. Os profissionais efetivos que atuam nas unidades hospitalares como HGR, HCSA, Policlínica, HMI e demais unidades de saúde do estado, terão prioridade para o curso.
O diretor explica que ostomia é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, como a finalidade de eliminar os dejetos do organismo. "Os profissionais capacitados neste curso estarão aptos a lidar com o acompanhamento de pacientes ostomizados", disse.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD