00:00:00

Outubro Rosa

Mais de 1.200 mulheres atendidas no primeiro dia de prevenção contra câncer de mama.


Ações contra o câncer

A ação de sensibilização e prevenção ao câncer de mama alusiva do Outubro Rosa, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), programada para atender 580 mulheres em único dia - entre exames e consultas - superou as expectativas, e atendeu na última sexta-feira, 17, cerca de 1.200 mulheres. Devido à demanda, os atendimentos das que receberam senha seguem até sexta-feira, 24, no Centro de Referência Saúde Mulher (CRSM).
Em todos os anos, a Sesau realiza a ação do Outubro Rosa, mas neste ano a demanda superou as expectativas. Entendendo a importância da ação e para não deixar às mulheres que procuraram à unidade sem atendimento, os servidores da Sesau foram mobilizados para organizar os atendimentos e distribuir senha. Com isso, a prorrogação de data tem o objetivo de atender todas que estiveram à unidade no último dia 17. “Todos atendimentos serão exclusivamente às mulheres que receberam a senha entregue na unidade na última sexta-feira”, esclareceu a diretora do Departamento de Políticas Oncológicas, Roberta Perez.
A ação continuou no fim de semana, sendo atendidas no sábado e domingo, aproximadamente, 100 usuárias agendadas no dia anterior. “A ação prossegue até o próximo dia 24, e de segunda a sexta-feira, serão atendidas 100 pessoas cada dia. Lembrando as senhas devem ser apresentadas no ato do serviço, no dia agendado pela unidade”, explicou.
Entre os serviços ofertados, o de mamografia foi o mais procurado no dia da ação de sensibilização. Foram entregues 200 senhas, porém como o número de mulheres foi superior, a equipe organizadora do evento, a Coordenação-Geral de Atenção Especialidade, confeccionou mais senhas e distribui às mulheres que aguardavam por atendimento. “A procura foi grande, mas estamos aqui para ajudar nossas usuárias combater o câncer de mama, além de dar amparo ao diagnóstico precoce, portanto, não medimos esforços para prestar o serviço a todos quem compareceram”, explicou a diretora.
Além dos servidores da unidade, funcionários de diversos setores da Secretaria, foram mobilizados para auxiliarem na organização do fluxo na unidade durante a mobilização no último dia 17. Entre eles, consultas de mastologia, ginecologista, endocrinologista, planejamento familiar e nutricionista. Também exame de preventivo, ultrassonografia transvaginal, pélvica, mama, glicemia capilar, bem como testes rápidos de HIV, hepatite B e C, além de verificação de pressão arterial, estatura, peso circunferência abdominal.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD