00:00:00

Vacinação HP

No Norte, RR é 1º lugar em cobertura


A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) continua em Roraima. Até agora, dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) mostram que o Brasil está com 29,67% de cobertura vacinal. Na Região Norte, Roraima ocupa a primeira colocação, com 27,59%, na frente de Rondônia (17,43%), Amapá (16,75%), Tocantins (15,70%), Amazonas (12,68%), Pará (11,85%), Acre (10,76%).
A segunda dose que começou no dia 1º de setembro e tem como meta imunizar 80% das meninas de 11 a 13 anos. Para Roraima foram disponibilizadas, pelo Ministério da Saúde (MS), aproximadamente 18.800 doses. Atualmente todos os municípios estão abastecidos com os insumos. No estado, os municípios que mais vacinaram, até o momento, foram Pacaraima (72,64%), Caroebe (71,94%) e Normandia (53,76%).
 Conforme gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI), Rodrigo Zagury, os dois últimos que fizeram o resgate foram Bonfim e Cantá, no final de setembro. "Após o repasse dos insumos para estes dois municípios, todas as localidades passaram a contar com as doses, agora aguardamos a efetivação do trabalho", esclareceu.
Os dados do PNI mostram que o município de Rorainópolis é o único que não possui registro de vacinação. "O caso de Rorainópolis é uma situação atípica, ocasionada por problemas técnicos de alimentação do sistema. Conversamos com a coordenação municipal, e fomos informados de que já foram aplicadas algumas doses e que até o fim da semana que vem, os dados começarão a ser repassados", complementou. 
A vacina contra HPV continua disponível nos postos de saúde, na Rede de Atenção Básica, enquanto a meta nacional não for alcançada. "Nesta segunda etapa a recomendação do Ministério é a mesma da primeira, ou seja, alcançar 80% de cobertura, e até agora não recebemos nenhuma recomendação do Ministério para suspender a vacinação, pelo contrário, sabemos que a nível nacional o índice de vacinação está baixo, por isso os estados vão continuar imunizando até que a meta nacional seja alcançada", disse. 
Na primeira etapa da campanha de vacinação, realizada nos meses de março e abril, foram disponibilizadas 16.980 doses para Roraima, e a meta era vacinar 80%, do total de 16.169 meninas roraimenses.
ESQUEMA
Neste ano, a vacina é ofertada para as adolescentes do primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, o Ministério da Saúde vai ofertar a vacina para as adolescentes de nove a 11 anos e, em 2016, as meninas de nove anos. O ciclo inclui a aplicação de três doses para fechar o quadro de proteção: a segunda, seis meses depois da primeira e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.
O SUS oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD