- 01 de novembro de 2024
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) apresentou nesta sexta (17), os novos projetos aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura. O Governo do Estado de Roraima financiará nos últimos três meses de 2015, nove projetos sociais como forma de promover a cultura local.
Foram contemplados a XII Grande Vaquejada, The Joy, Monte Roraima – A morada de Makunaima, Corpo Expressivo nas Escolas, Oficinal Laboral de Dança – A Dança, Explosão Caipira do Futuro, Finalista do Festival de Músicas Canto Forte – 5 Primeiras Edições, Circuito Makunaimo de Cultura Ambiental e Fest Rock é 10.
Siddhartha Brasil, proponente do Festival Fest Rock, lembra que o projeto começou com apoio do Governo do Estado em 2001 e passou a ser realizado pelo Sesc até 2013, retornando este ano a ser realizado pelo Governo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. “É uma conquista para o rock roraimense muito importante, uma vez que o movimento é tido como marginalizado pela sociedade. A partir desta política pública, o Governo torna o movimento mais independente e democrático e mostra uma preocupação sensível às questões sociais”, ressaltou Siddhartha.
O Fest Rock será realizado dentro do Parque Anauá, em dezembro, ao lado da pista de skate, com bandas locais, da região norte e possivelmente uma atração nacional. Siddhartha destaca que “o projeto prevê remuneração de todas as bandas e colaboradores do projeto de forma clara e transparente e no decorrer do evento haverá uma conscientização com ações sociais na área da saúde e educação ambiental”.
Todos os anos, o Governo destina 3% da receita orçamentária recolhida pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para incentivar a produção artística com o financiamento de projetos que têm a colaboração de empresas privadas.
“A Lei de Incentivo é um poderoso instrumento de política pública, que atua como um mecanismo democrático nas produções culturais de Roraima. A iniciativa consolida a parceria entre o Governo do Estado e as entidades ligadas à cultura, servindo de apoio no crescimento sócio-cultural da sociedade civil”, explicou o secretário da Cultura, Airton Dias.
A importância em manter viva a cultura regional é um dos alicerces da Secretaria da Cultura. “Ações como essa ajudam em difundir e valorizar a riqueza da nossa sociedade para que as novas gerações possam continuar com a produção cultural da nossa identidade, disse Airton Dias.