00:00:00

Chikungunya e Dengue

Ação retirou quase 40 mil depósitos de mosquito somente na capital.


BV limpa contra mosquito
 
Em uma semana de trabalho as equipes passaram por nove bairros da capital

Até agora quase 40.000 depósitos foram recolhidos em Boa Vista em 30.443 imóveis
 O trabalho de visita, limpeza e retirada de recipientes que possam servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya, continua em Roraima. As atividades fazem parte do Plano de Combate e Controle, coordenado pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), em parceria com instituições como a Defesa Civil, Exército e prefeituras municipais.
Após uma semana de trabalho, as equipes passaram pelos bairros Cidade Satélite, Santa Teresa, Psicultura, Jardim Primavera, União, Jardim Caranã, Caranã, Tancredo Neves e Cauamé. Nesta sexta-feira, 17, os trabalhos serão finalizados também nos municípios de Mucajaí e Iracema. No entanto, em Boa Vista, o mutirão de limpeza continua, na segunda-feira, especificamente, no bairro Senador Hélio Campos, na zona Oste da capital.
Até agora, incluindo os nove bairros e parte do Senador Hélio Campos, que foram visitados, foram eliminados 19.156 recipientes (materiais que poderiam servir de recipiente e se tornar um criadouro do mosquito, porque estavam armazenados de forma errada) e recolhidos 39.668 depósitos (materiais que já deveriam estar no lixo, mas que ainda estavam dentro dos quintais).
Conforme o gerente estadual do Núcleo de Controle da Dengue e Febre Amarela, Joel Lima, trata-se da conclusão da primeira etapa, mas o desafio continua. "Queremos finalizar o trabalho no Senador Hélio Campos, na próxima segunda-feira, pois é uma área muito grande, e por conta da extensão do bairro, o trabalho demora um pouco mais", esclareceu.
Já o índice de residências fechadas está em torno de 10%, dentro do esperado, segundo o planejamento.          Para Lima, esse primeiro diagnóstico mostra que o trabalho segue o cronograma elaborado. "De acordo com o planejamento inicial, estamos conseguindo avançar cada vez mais, e o registro de que poucos imóveis não foram visitados, mostra que os resultados esperados podem ser alcançados sem precisar refazer as visitas" disse.
Ele esclarece ainda que a população tem papel fundamental nesse trabalho, pois deve-se manter a rotina de limpeza nos quintais, mesmo após a visita das equipes. "Perceba que foram eliminados quase 20 mil recipientes que estavam armazenados de forma inadequada, como por exemplo, uma caixa d´água, que não foi retirada, mas sim emborcada. Nesse sentido, o morador não pode nos próximos dias ou semanas voltar a praticar o mesmo erro, ou seja, é preciso manter o hábito da limpeza adequada", salientou.
CRONOGRAMA
Os bairros que serão visitados na semana que vem, a partir de terça-feira, 21, já foram definidos. São eles: Nova Cidade, Bela Vista, Aquilino Mota Duarte (Distrito Industrial) e Operário. 
VIGILÂNCIA
Paralelo as ações de limpeza, o Núcleo reforçará a partir dessa sexta-feira, as atividades que envolvem diretamente a vigilância epidemiológica, que inclui o registro de dados sobre casos notificados e confirmados, resultados de exames que estão nos laboratórios. "É preciso não descuidar de nenhuma área, pois tão importante quanto combater a proliferação do mosquito é saber o perfil epidemiológico da doença no Estado", finalizou Lima.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD