00:00:00

Enfermagem

60 vagas para servidores do SUS


Enfermeiros e técnicos de enfermagem efetivos, ligados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ou às secretarias municipais de saúde poderão participar da capacitação em Feridas e Ostomias, ofertada pelo Departamento de Gestão em Educação (DGES). As inscrições poderão ser feitas no DGES, localizado na Sesau, até o dia 20 de outubro, no período de 07h30 às 13h30. Serão disponibilizadas 60 vagas.

De acordo com o diretor do DGES, Mozart Andrade, a capacitação terá início no dia 22 de outubro, no Colégio Objetivo e encerrará no dia 24. O curso tem carga horária de 16 horas. Para realizar a inscrição, o candidato ao curso terá de levar o documento de identidade, CPF, cópia autenticada do diploma (Enfermeiros), cópia do certificado autenticado (Técnicos em Enfermagem) e carta de liberação e indicação do gestor.
Os profissionais efetivos que atuam nas unidades hospitalares como o Hospital Geral (HGR), Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), Policlínica Cosme e Silva (PCS), Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e demais unidades de saúde do estado, terão prioridade para o curso.
Conforme Andrade, o curso já tem cronograma definido, o primeiro dia, 22, ocorrerá no período da tarde, de 14h às 18 horas. No segundo dia, 23, o treinamento ocorrerá o dia todo, de 8h às 12h e de 14h as 18h. E no terceiro e último dia, 24, a capacitação será pela manhã de 8h às 12 horas.
O gerente explica que a ostomia é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, como a finalidade de eliminar os dejetos do organismo. "Os profissionais capacitados neste curso estarão aptos a lidar com o acompanhamento de pacientes ostomizados", disse.
Andrade explica que faz parte da rotina dos profissionais que atuam em unidades de saúde, o trabalho com pacientes feridos e ostomizados. “Saber como tratar dessas pessoas, proporcionará mais segurança aos profissionais e consequentemente resultará em um melhor atendimento a população”, disse o diretor.
A Sesau tem investido na política de valorização dos servidores e melhoria na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde, segundo o diretor, as capacitações representam a valorização dos servidores e também a melhoria nos serviços de saúde à população. “Até o final deste ano, chegaremos ao total de dois mil servidores capacitados em saúde”, enfatizou, explicando que existem cursos de especialização em andamento.
Outro curso de capacitação que deve ser oferecido em breve é o de ventilação mecânica, previsto para ainda neste mês. Esse é direcionado aos profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). No estado, o HGR, Hospital Materno-Infantil, o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) possuem UTI. Portanto, servidores efetivos e lotados nestes locais poderão participar do treinamento. Serão oferecidas 90 vagas.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD