- 01 de novembro de 2024
"Alegria de Viver" em fotos
Como parte da programação do Outubro Rosa, mês voltado para incentivar a prevenção ao câncer de mama, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon) ressalta a "Alegria de Viver" das mulheres que enfrentam a doença. Esse foi o título da exposição fotográfica, inaugurada nesta quarta-feira, 15, que por meio de retratos dessas mulheres durante suas atividades em grupo, que chama a atenção para a importância da prevenção, além de reforçar nas pacientes a autoestima e busca contínua pela qualidade de vida.
Além de pacientes, familiares e da equipe da área de saúde, a programação teve a participação de alunos do curso de fotografia do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que são parceiros na exposição, cujas modelos são as participantes do Grupo de Apoio Psicossocial para Mulheres, desenvolvido na Unacon, que funciona no Hospital Geral de Roraima (HGR).
Durante a programação, houve ainda um momento de troca de experiências. Representando as mulheres que compõem o grupo de assistidas pela unidade, a farmacêutica Eliane de Souza deu um exemplo de como a doença não deve ser obstáculo para aquelas que almejam algum objetivo. Ela explicou que mesmo após o diagnóstico, não desistiu de lutar por aquilo que era seu sonho há anos: a conclusão de um mestrado. "Na vida, sempre temos que ter planos e, mesmo após um diagnóstico devastador como este, esses planos não podem parar. Hoje, consegui realizar um sonho que tenho desde que terminei a graduação e hoje, tenho o título de mestre", contou.
O oncologista da Unacon, Alex Jardim também, foi um dos palestrantes no evento, e, ao contrário do que seria previsível, seu depoimento foi despido de termos técnicos, com uma abordagem da doença de uma maneira extremamente humanizada. Ele enfatizou que apesar do tratamento que, na maioria dos casos, não é fácil, um diagnóstico de câncer é uma oportunidade que as pessoas têm de refletir sobre suas condutas diárias. "Pela minha experiência, percebo que ninguém fica igual após o câncer e, essa mudança sempre é pra melhor. Nunca vi uma pessoa ficar uma pessoa pior após o câncer. O que posso dizer a vocês que estão lutando para viver é que temos que pensar sempre sobre o que há de bom nas dificuldades", pontuou.
EXPOSIÇÃO
Após as palestras, as pacientes e familiares puderam conferir as fotos da exposição, localizada no hall de entrada do Hospital Geral de Roraima (HGR). A exposição busca chamar a atenção para a importância da prevenção contra o câncer de mama - o mais comum entre as mulheres e o segundo mais frequente do mundo - por meio da história de vida daquelas que enfrentam a doença.
São aproximadamente 30 fotos que retratam diversos momentos de lazer, descontração e encontros do grupo de Apoio Psicossocial para Mulheres, que se reúne quinzenalmente e oferece um espaço de troca de informações e fortalecimento da autoestima, através do relato das histórias de vida e experiências de cada uma do grupo.