00:00:00

Bolsa Família/RR

Roraima fica em 1° lugar no índice de gestão do programa social Bolsa Família.


Gestão do social em 1º lugar

Roraima é destaque nos índice de gestão do Programa Bolsa Família, administrado pela Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). Segundo a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), durante a primeira vigência do programa neste ano, período compreendido entre fevereiro e julho de 2014, o Estado atingiu a melhor porcentagem de acompanhamento familiar do Brasil, são 87,2% das famílias roraimenses monitoradas.
O Bolsa Família é um programa federal de transferência direta de renda para as famílias em situação de pobreza ou em extrema pobreza, com a finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e romper com o ciclo intergeracional da pobreza. 
O programa vincula o recebimento do auxílio financeiro ao cumprimento de compromissos, as condicionalidades na Saúde, Educação e Assistência Social pelas famílias beneficiadas. O acompanhamento das famílias é que faz a observação dessas condicionalidades, apontando se elas ainda obedecem aos critérios necessários para que possam ser contempladas pelo programa.
Essa avaliação garante ainda o repasse mensal de recursos financeiros aos municípios que apresentam bom desempenho.
O recurso é aplicado na gestão do Programa Bolsa Família e inclui capacitação de gestores estaduais e municipais, aquisição de equipamentos, logística, entre outros fatores.
De acordo com a gestora do BolsaFamília pela Setrabes, Ilma Saraiva, o alto índice representa o compromisso da administração estadual em realizar um trabalho com excelência, que melhore a vida das pessoas.
“O primeiro lugar representa o nosso compromisso em capacitar a equipe do Programa, garantindo mais segurança na aplicação dos recursos. Sabemos o quanto este benefício é importante para diversas famílias e, por isso, administramos os valores repassados com muita atenção e responsabilidade”, disse.
Através destes recursos, os profissionais locais recebem informações para melhorar a gestão dos repasses do Programa Bolsa Família, tiram dúvidas com relação à prestação de contas e também sobre a aplicação das verbas destinadas ao programa.
De acordo com o último balanço realizado pela Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família, Roraima cerca de 70 mil famílias cadastradas no Cadastro Social Único de Roraima (CADSU). Destas famílias, mais47 mil integram o Bolsa Família.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD