- 01 de novembro de 2024
Com o objetivo de capacitar profissionais de segurança pública que atuam nas fronteiras, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), realizarão em Bonfim, a 23° edição do Curso de Unidade Especializada de Fronteira. A abertura do curso será nesta segunda-feira, 13, a partir das 10h30, no auditório da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS).
O curso tem por objetivo capacitar os profissionais de segurança pública para atuarem como operadores da Câmara Temática de Fronteira que faz parte do Programa de Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON) e do Programa Tolerância Zero.
Desta vez, o município que sediará o Curso de Unidade Especializada de Fronteira, será Bonfim. Após a abertura do curso, todos os 40 profissionais inscritos irão para Bonfim, onde serão ministradas aulas teóricas e práticas, oportunizando aos participantes vivenciar de perto as dificuldades vividas em municípios fronteiriços.
A capacitação é destinada a 40 profissionais de segurança pública, integrantes da Policia Civil (agentes, escrivães ou investigadores) e Policiais Militares (praças) lotados em Unidades, Delegacias ou Departamento de Fronteira, Corpo de Bombeiro, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, policiais da Venezuela e policiais da Guiana.
O curso é composto por 16 disciplinas, tais como: Reconhecimento e Identificação de Drogas; Noções de Investigação Criminal; Patrulha e Abordagem Policia e outras referentes a forma de atuação qualificada na repressão de crimes fronteiriços, com 67 horas de aulas práticas e teóricas.
Segundo informações do coordenador do curso, tenente Bruno Almeida, um dos grandes objetivos do curso é capacitar profissionais de segurança pública para enfrentar ilícitos penais, que são típicos das regiões de fronteira e promover um bloqueio e a desarticulação das atividades de financiamento, planejamento, distribuição e logística do crime organizado, além dos crimes transnacionais, cujos efeitos atingem os grandes centros urbanos e a sociedade brasileira com um todo.
O Curso de Unidade Especializada de Fronteira já foi sediado também em outros estados como, Guajará-mirim (RO), Dourados (MS), Vilhena (RO), São Miguel do Guaporé (RO), Santana do Livramento (RS), Jaguarāo (RS), Laranjal do Jari (AP), Santa Rosa (RS), Rolin de Moura (RO), São Luiz Gonzaga (RS), Costa Marques (RO), Chuí (RS), Brasileia (AC), Pacaraima (RR) e Buritis (RO).