00:00:00

Semana da Leitura

Alunos produzem livros para exposição durante semana.


Histórias de estudantes
 
A Semana da Leitura segue até a próxima sexta-feira (10), com programação em várias escolas da Capital com contação de histórias, apresentações teatrais, interpretações de clássicos literários brasileiros, além de sensibilizar os estudantes para importância da leitura e valorização dos trabalhos desenvolvidos por professores em sala de aula.
Na Escola Estadual Maria Nilce Macedo Brandão, na Rua Suíça, nº 410 no bairro Cauamé, obras produzidas pelos próprios estudantes da escola estão em exposição na Semana de Leitura “Viagem Gratuita ao Universo da Leitura”. As histórias são referentes à vida e trajetória de cada aluno.
Segundo a professora de Língua Portuguesa Nazaré Martins, idealizadora do projeto “Quem sou eu?”, os livros foram desenvolvidos em 2013 e colocados a mostra esse ano.
“A ideia era saber como era a vida deles. Pedi para eles pesquisarem desde a certidão de nascimento e alguns estudantes descobriram muitas coisas na própria família. Foi através dessa pesquisa que eles desenvolveram esses livros”, contou. “Eles compartilharam os gostos, o que pensam da escola, o que querem no futuro. Foi um trabalho gratificante, pois eles começaram a se descobrir”.
Os livros foram confeccionados de forma manual, com recorte e colagem, pintura e textos escritos com canetas coloridas. Essa metodologia se estendeu a outras disciplinas. “Nós temos o cuidado em guardar esses trabalhos para que os colegas tenham acesso a essa produção”, destacou a professora da Sala de Leitura, Ana Rosa.
Ana explicou que a programação incluirá para quinta-feira (09) interpretação de obras do autor Monteiro Lobato. “Nós colocaremos alunos caracterizados como Visconde de Sabugosa, a boneca Emília e alguns personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo para contar histórias de Monteiro Lobato”, frisou. Esse evento tem importância para o aprendizado e desenvolvimento intelectual de cada estudante.
 
VOVÓ MUNDICA

No bairro Pintolândia, na Escola Estadual Maria Raimunda Mota de Andrade, mais conhecida como “Vovó Mundica”, a Semana da Leitura “Primavera Literária”, transformou a instituição em um imenso jardim, com flores, livros e trabalhos expostos no pátio. Com uma mesa coberta de livros de temas variados, o aluno do 4º ano do Ensino Fundamental I, Pedro Henrique, aproveita o tempo para reforçar a leitura.         
Questionado sobre qual tipo de livro o mais atraía, ele respondeu: “Todas as histórias com finais felizes”, destacou. Para ele é sempre bom participar de eventos como esse, pois agrega mais ensino e aprendizado.
Para mediadora de Leitura Elizabeth Medeiros, a preocupação com a leitura dos alunos começou com a ornamentação da escola e valorização de trabalhos realizados durante o semestre.
“Ornamentamos o ambiente para eles entrarem mais no clima da leitura. Até o final teremos contações de histórias e apresentações teatrais”, explicou. A unidade de ensino está localizada na Rua N-4, bairro Pintolândia.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD