00:00:00

Parto Peri-hospitalar

Roraima oficializa projeto de construção no HMI junto ao Ministério.


Nova obra na maternidade

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), oficializou junto ao Ministério da Saúde, o projeto de construção do Centro de Parto Normal Peri-Hospitalar 5PPP (Pré-parto, Parto e Pós-Parto). O projeto foi registrado no órgão ministerial, na última sexta-feira, 3, e prevê a utilização de recursos no valor de 540.000,00, que serão liberados pelo Ministério.
Esses Centros de Parto são unidades unidades de atenção ao parto e ao nascimento localizado nos espaços das maternidades, possibilitando que os períodos clínicos do parto sejam assistidos no mesmo ambiente pré-parto/parto/puerpério (PPP) com a presença do acompanhante. O ambiente está adequado à atenção ao parto e nascimento humanizados
O projeto segue agora para análise do Ministério, e posterior aprovação. As obras estão previstas para iniciar em 2015, após a liberação dos recursos. Se necessário, o Estado poderá entrar com a contrapartida financeira, para a conclusão das obras.
Segundo a coordenadora-geral da Atenção Básica do Estado (CGAB), Ana Nery Cunha, a chegada do Centro de Parto Normal Peri-Hospitalar, significa o processo de fortalecimento das Boas Práticas Obstétricas, no Estado. "Buscamos cumprir todos os prazos, desde a finalização do processo de planejamento, distribuição e definição das áreas a serem implantadas e registro junto ao Ministério da Saúde. Agora vamos esperar a aprovação e torcer para que o projeto saia do papel", esclareceu.
De acordo com a diretora-geral do Hospital Materno-Infantil, Ana Carolina Brito, a construção do Centro de Parto Peri-Hospitalar 5PPP, vai ajudar a dinamizar o serviço prestado atualmente pelo HMI. "Atualmente, os partos que apresentam risco habitual são todos acompanhados na maternidade, e com a instalação desse novo espaço, estes partos poderão ser acompanhados no Centro, sem precisar do deslocamento das pacientes, e isso vai ajudar a desafogar a demanda no Hospital", complementou.
PRÉDIO
O Centro de Parto Normal Peri-Hospitalar será construído na área externa da Maternidade, bem em frente ao hospital, no bairro São Francisco. O prédio contará com quarto PPP com banheira, quarto PPP sem banheira, quarto de plantão para funcionários, banheiro anexo ao quarto PPP, banheiro anexo ao quarto de plantão (masculino e feminino), sanitário anexo à sala de exames e admissão de parturientes, posto de enfermagem, sala de exames e admissão de parturientes, sala de registro e recepção para acolhimento da parturiente e seu acompanhante, sala de utilidades, varanda (solário), área de deambulação (interna e/ ou externa), área para guarda de macas e cadeiras de rodas, copa, refeitório, rouparia, depósitos de equipamentos e materiais, e de material de limpeza.
HMI
O Hospital Materno-Infantil é o único Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS), no setor público, que realiza atendimento em regime de internação, urgência e emergência, serviços de apoio ao diagnóstico e terapia aos internados, e procedimentos cirúrgicos específicos de ginecologia, obstetrícia e neonatologia (atendimento ao recém-nascido).
A maternidade é composta por acolhimento, enfermaria de gestação de alto risco, centro cirúrgico, alojamentos em conjunto, enfermaria de pré e pós-operatório, ala obstétrica, unidade de neonatologia, laboratório de análises clínicas, ultrassom e Banco de Leite Humano. "Trata-se de uma unidade referência para pacientes da capital, dos municípios e das áreas de fronteira, como Guiana e Venezuela. Uma estrutura que poderá, com as mudanças, ser ampliada e com isso disponibilizar a Atenção Humanizada de forma ampla a um número, cada vez maior, de mulheres em idade gestacional", finalizou Ana Carolina.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD