- 01 de novembro de 2024
Suely e Chico em nova disputa
O segundo turno das eleições para o governo de Roraima será disputado entre os candidatos Suely Campos (PP) e Chico Rodrigues (PP). Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% dos votos apurados neste domingo (5), Suely teve 100.973 votos (38,51%) e Chico recebeu 91.578 (34,93%). Ângela Portela, do PT, ficou em terceiro lugar, com 43.897 votos (16,74%), e Hamilton, do PSOL, chegou ao final das eleições em quarto lugar, com 6.975 votos (2, 66%).
(Confira aqui a apuração completa no estado. Por uma falha no site do TSE, os votos da candidata Suely Campos não foram divulgados.)
Raio-X Roraima (Foto: Arte/G1)
Na divulgação do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o percentual referente à pepista aparece zerado. De acordo com o presidente do órgão, Mauro Campello, os votos da candidata foram computados 'normalmente, apenas não foram transmitidos em tempo hábil'.
Ainda segundo ele, essa situação ocorreu devido ao processo de inclusão de dados da candidata no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter sido feito apenas depois do deferimento da candidatura dela, ocorrido na última quinta-feira (2).
Roraimense e mãe de quatro filhos, Suely Campos (PP) nasceu em 14 de maio de 1953. Assumiu a candidatura do marido, Neudo Campos (PP), após o registro de seu marido Neudo Campos ter sido indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
Graduada em letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), ela ocupou o cargo de titular da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), no período de 1997 a 2002. Entre suas realizações, implantou o Centro Socioeducativo (CSE) e criou programa "Emprego Urgente".
Durante a campanha e em entrevistas, Suely Campos prometeu que, se for eleita, finalizará a construção de um hospital e criará uma nova maternidade na zona Oeste de Boa Vista. Em relação à segurança, ela disse que pretende reforçar o policiamento no estado "estruturando a segurança com equipamentos, veículos e estrutura física em todo o estado, além de investir na capacitação dos profissionais".
Sobre a educação, Suely prometeu prometeu melhorar o ensino e a estrutura física da Universidade Estadual de Roraima (Uerr).
O candidato Chico Rodrigues disse que, caso reeleito, Roraima não ficará sem energia elétrica. Ele informou ainda que pretende solucionar a atual crise energética com a implantação de termoelétricas, prevista para gerar energia dentro de um prazo de dois meses.
Sobre segurança pública, ele prometeu que "providências sérias e seguras nas unidades prisionais" serão tomadas, e ainda serão retomadas as obras na cadeia de Rorainópolis. Além disso, o candidato ressaltou o programa 'Ronda no Bairro'.
Chico ainda garantiu que investirá na agricultura. "Será criado o Parque do Lavrado, que poderá ser incorporado às áreas indígenas já demarcadas, devido à extensão territorial que corresponde a mais de 1 milhão de hectares. A proposta é implantar a agricultura nas comunidades indígenas, que têm um enorme potencial econômico", assegurou.
Campanha
Na última pesquisa Ibope, divulgada na quinta-feira (2), Chico aparecia com 38% dos votos e Suely tinha 31%. Considerando os votos válidos, o candidato do PSB tinha 42% contra 34% da adversária. O votos válidos consideram a exclusão dos votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado ficial da eleição.
O levantamento indicava que, em um eventual segundo turno entre Chico e Suely, o candidato do PSB teria 45% das intenções de voto e a do PP, 40%.
Encomendada pela Rede Amazônica, a pesquisa foi a terceira do Ibope após o registro das candidaturas.
O Ibope fez a pesquisa entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. O Instituto ouviu 812 eleitores. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.