00:00:00

Ronda no Bairro

Aplicativo para acesso emergencial


Lançado em junho deste ano pelo Governo de Roraima, o Programa Ronda no Bairro ganha um novo aliado que vai facilitar a vida das pessoas que precisam dos serviços da Polícia. Trata-se do aplicativo SOS Ronda, que possibilita a criação de um canal direto entre o cidadão e a viatura que atende a área onde se encontra o solicitante, identificando o número do celular da viatura e realizando a chamada se assim desejar.

A novidade foi anunciada durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 02, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares. Participaram também o secretário adjunto da Segurança Pública, Eduardo Wayner, o delegado geral de Polícia, Luciano Silvestre, o comandante de Policiamento da Capital, coronel Ronan Marinho e o chefe do Centro de Geotecnologia Cartografia e Planejamento Territorial de Roraima (CGPTERR), da Secretaria de Planejamento (Seplan), José Barroso.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, há dois meses que a equipe do CGPTERR vem trabalhando para desenvolver o aplicativo, por solicitação da Secretaria de Segurança Pública.

Ele explica que o aplicativo permite ainda que o cidadão acione os telefones emergenciais da Polícia Militar, o SAMU, o Corpo de Bombeiros, e a  Defesa Civil.

"O cidadão, por meio desse aplicativo, pode acionar a viatura mais próxima de sua localização. Ele clica no número do telefone da viatura e os nossos policiais podem visualizar sua localização e encontrá-lo", disse o secretário.

Segundo o chefe do CGPTERR, José Barroso, a versão atual compreende a área urbana de Boa Vista, sendo que nas versões futuras compreenderão outras extensões do programa Ronda no Bairro. Ele destacou que inicialmente o serviço pode ser acessado por meio de smartphones, mas está sendo desenvolvido para Tablet e para o sistema IOS para Iphone.

Ainda segundo Barroso, para exibir o mapa da localidade, o aplicativo necessita de acesso a internet por celular ou via wi-fi para o primeiro acesso. Em alguns casos, os acessos posteriores não necessitam de internet online.

Ele informou ainda que a geolocalização do solicitante pode ser feita com GPS, caso o mesmo esteja habilitado (modo preferencial) ou por triangulação das redes celulares, caso o dispositivo possua essa função. Esta aplicação foi projetada para compatibilidade com a versão do Android 2.2 e superiores.

"O programa Ronda no Bairro é uma ação de combate a criminalidade implantada pelo Governo do Estado de Roraima, assegurando à sociedade a prontidão nos atendimentos e ampliação da segurança preventiva. O aplicativo possibilita mais uma opção para que o cidadão possa localizar a viatura mais próxima", disse Barroso.

Caso o cidadão tenha dificuldades com o aplicativo, o usuário deverá inicialmente verificar se a opção "localização por rede está habilitada"; habilitar a localização por GPS e atualizar a versão do google play e google maps caso não seja as mais recentes

A versão atual possibilita a visualização da cobertura do Ronda no Bairro na localidade do solicitante; a correção na exibição de alguns telefones e a melhoria no cache do mapa.

Para Soares, o aplicativo veio facilitar o acesso, melhoras a segurança do cidadão e, também, se apresenta como mais uma opção para que cidadão possa acionar uma viatura em caso de emergência.

CPC - O comandante do CPC, coronel Ronan Marinho, destacou que a Polícia Militar, por meio do Ronda no Bairro, tem atendido a população em um curto espaço de tempo, a partir do momento em que é acionada. Ele disse que não há parâmetros para comparar, mas que havia antes da implantação do Ronda no Bairro uma demanda reprimida de 80%. Hoje, com uma realidade bem diferente, o cidadão leva até 3 minutos para ser atendido.

"Quem ganha com isso é a população que passa a ter mais uma alternativa de acesso ao serviço da Polícia Militar. Esse serviço melhora o nosso tempo de resposta para o cidadão que está numa situação de perigo e elimina também o trote indesejado, um problema que administramos aqui no CIOPS", disse.

 Em dois dias de funcionamento, o aplicativo já gerou mais de 600 acessos. Qualquer dúvida, comentário, crítica ou sugestão sobre o aplicativo, poderá ser feito através do e-mail [email protected].

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD