- 01 de novembro de 2024
Feira de Produtor melhorada
Está em andamento, com previsão de término até o início da próxima semana, o serviço de recapeamento do asfalto da área interna da Feira do Produtor. Esse trabalho foi incluído no lote II da obra de recapeamento de vias urbanas do município de Boa Vista, o último em execução. Com a conclusão das atividades desse lote, prevista para dezembro deste ano, terão sido beneficiados com recuperação do pavimento de asfalto mais de 200 quilômetros de ruas e avenidas da Capital.
De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT), engenheiro Edílson Lima, o recapeamento do trecho dentro da Feira do Produtor está sendo feito para atender a uma solicitação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e foi possível porque houve realocação de serviços nesse lote da obra.
“Houve uma solicitação por parte da Seapa e estamos fazendo o recapeamento. Aquele pavimento tem mais de dez anos, existe um tráfego intenso de veículos na área interna da Feira, principalmente de veículos de carga, que trazem do interior do Estado os produtos comercializados pelos feirantes. Então, havia um desgaste grande do asfalto e a necessidade de recapear aquele trecho, a fim de garantir conforto tanto para quem transporta os produtos quanto para os consumidores”, disse.
O presidente da Cooperativa dos Produtores de Banana de Campos Novos, município de Iracema, Simeão Barbosa de Sousa, utiliza há quatro anos um espaço na feira para comercializar sua produção e faz elogios ao trabalho de recapeamento.
“Esse serviço é bastante importante. Existiam muitos buracos nesse asfalto, quando chovia acumulava água e lixo, contribuindo inclusive para riscos à saúde. Então, o recapeamento é fundamental não apenas para melhoria do tráfego de pessoas e de veículos, mas também para a higiene da feira. Isso traz benefícios para os vendedores e para quem vem comprar”, ressalta.
Além do recapeamento da Feira do Produtor, o asfaltamento de ruas do Parque Anauá também foi incluído nesse segundo lote da obra. Segundo o diretor do DEIT, isso foi possível, porque algumas ruas e avenidas a serem beneficiadas com a recuperação do pavimento de asfalto foram retiradas da lista, pois já estavam contempladas em projetos da Prefeitura de Boa Vista, e outras foram inseridas.
Com cerca de 70% dos trabalhos finalizados, a Construtora Ardo, responsável por essa etapa da obra, está concluindo o recapeamento de ruas beneficiadas com a implantação da rede de esgoto nos bairros Buritis, Pricumã, Liberdade e parte do Jóquei Clube. O diretor do DEIT ressalta que esse serviço teve interferência no andamento das atividades desse lote.
“Temos um diferencial nessa etapa de trabalho em relação aos lotes já concluídos [lote I e Lote III], porque na maioria das ruas beneficiadas no segundo lote estavam em execução os serviços de saneamento, feitos pelo Governo do Estado por meio de outro contrato, então tivemos que aguardar a empresa terminar a implantação da rede para fazer o recapeamento”, explica.
Somando os três lotes, a obra de recapeamento de ruas e avenidas de Boa Vista teve investimentos de R$ 37 milhões, em recursos do Programa de Apoio aos Investimentos dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste), adquiridos por meio de convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Essa obra garante melhorias das condições de tráfego em ruas de 50 bairros da Capital, 36 deles localizados na Zona Oeste.