- 01 de novembro de 2024
Alunos conquistam feira de ciências
Duas escolas da rede estadual de ensino conquistaram vitórias durante os três dias de realização da 22ª Feira Estadual de Ciência de Roraima (FECIRR). A vencedora da FECIRR foi a Escola Estadual Oswaldo Cruz e na 4ª Mostra Científica de Química da Amazônia o primeiro lugar ficou com a Escola Estadual Maria das Dores Brasil.
Com o projeto “Batatas: Novas fontes de energia limpa”, desenvolvida por alunos do 2º ano do Ensino Médio Regular, da escola Oswaldo Cruz, os estudantes conquistaram o primeiro lugar na FECIRR depois de avaliações e critérios. “Pra nós foi maravilhoso, pois diante das dificuldades conseguimos com muita dedicação”, contou a gestora Rosiane do Socorro.
Para ela, essa conquista motiva os alunos a estudarem mais, mas a conquista se deu pela participação dos pais, estudantes e professores. “É a primeira vez em que conquistamos o primeiro lugar na competição. Ano passado ficamos em 3º lugar”. O trabalho foi desenvolvido por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Na 4ª Mostra de Química e Ciência, o projeto-piloto “Estudo da Eficiência da Semente Moringa Oleífera Lan (Sachê/Pó) como Coagulante/Floculante no Tratamento da Água Potável para Comunidade Indígena do Truaru em Boa Vista”. Orientado pela professora Mestre em Recursos Naturais da escola Maria das Dores Brasil, Eliane Fernandes, os alunos do 3º ano do Ensino Médio trabalharam por oito meses até obter o resultado desejado.
Ela explicou que a semente da Moringa Oleífera Lan, planta comum em Roraima, produz tem a ação de limpeza, arrastando a sujeira contida na água para o fundo e deixando-a transparente. “Essa planta tem muito em Boa Vista, por exemplo, no Parque Anauá”, disse. O intuito, segundo a orientadora, é inserir esse estudo na Comunidade Indígena avaliada, pois percebeu-se um alto grau de contaminação por verminoses.
“São duas sementes usadas para limpar dois litros de água. Além de clarear o líquido, extermina cerca de 90% das bactérias”. Os trabalhos selecionados participarão da Feira Nacional de Ciência, de 29 a 31 de outubro em Olinda (PE) .