00:00:00

Outubro Rosa

Sesau faz alerta para prevenção do câncer de mama.


14 novos casos de câncer de mama

Outubro chegou e como em todos os anos, o rosa irá predominar pelo País. E em Roraima não será diferente. Para fomentar o Outubro Rosa - campanha que visa fortalecer a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama - o Departamento de Políticas Oncológicas do Estado, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) alerta para prevenção.  
Segundo a estatística do Laboratório de Patologia do Estado de Roraima (Laper), fornecida ao Departamento Estadual de Políticas Oncológicas, foram registrados 14 casos de câncer de mama nos sete primeiros meses de 2014. “O câncer de mama é o terceiro mais frequente no estado, depois do câncer de pele e próstata, porém é o mais comum entre as mulheres”, disse a secretária-adjunta, Claudete Praia. 
Como mulher e usuária do serviço de saúde, Claudete afirmou que o Estado possui os melhores equipamentos e profissionais a fim de oferecer a assistência de qualidade às mulheres. Ela mencionou sobre o fluxo de referência e contrarreferência que funciona regularmente, além dos exames de mamografia realizados diariamente. De segunda a sexta-feira, cerca de 30 mulheres são atendidas nas clínicas conveniadas do Estado, encaminhadas pelo CRSM.
Aumentou o número de mulheres acima dos 40 anos que buscam pelo serviço especializado, colocando os agendamentos das consultas do CRSM para janeiro de 2015. O câncer de mama é o mais temido entre as mulheres e representa uma das principais causas de morte. "Entre as primeiras lesões e o desenvolvimento do câncer propriamente dito, muitas vezes decorrem até 12 anos. Por isso, o exame ginecológico e o papanicolau são tão importantes", frisou a secretária.
A diretora do Departamento de Oncologia, Roberta Perez, evitar a obesidade, com dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, uma vez que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor.
Outro serviço ofertado em Roraima e que funciona desde 2006 é a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon). A unidade conta com equipe multiprofissional, dentre eles cinco médicos oncologistas que atendem uma média de 30 pacientes semanais por especialidade, totalizando 150 atendimentos.
São assistidos pela unidade os pacientes a partir dos 13 anos, encaminhados com diagnóstico prévio ou exames que apresentam uma alta suspeita de câncer, por unidades de saúde, Hospitais e centros de Referência do Estado. Todo o acompanhamento e tratamento ocorrem na Unacon. Somente as sessões de radioterapia, quando necessárias, são concedidas por processo de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
SENSIBILIZAÇÃO
O CRSM e o Departamento Oncológico ultimam os preparativos para o mutirão de atendimento no próximo dia 17. A expectativa é oferecer no Centro, na parte da manhã, centenas de consultas médicas, exames preventivos, testes rápidos, bem como palestras sobre planejamento familiar, câncer de mama, câncer de colo uterino e alimentação saudável.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD