- 01 de novembro de 2024
Funcionamento do Hemocentro
O Hemocentro de Roraima iniciou os trabalhos esta semana, com a visita de alunos do curso técnico de Hemoterapia, promovido e executado pela Escola Técnica de Saúde do Sus (Etsus) em Roraima. O curso técnico começou em julho do ano passado e seguirá até agosto de 2015. Até a conclusão, serão realizadas visitas ao Hemocentro e a outras unidades transfusionais.
Divididos em grupos, os alunos tem a oportunidade, durante o curso, de conhecer todo o processo que compõem o ciclo de hemoterapia. Nesta segunda-feira, 29, os estudantes conheceram os setores de captação, triagem, coleta do sangue, reabilitação do paciente (quando houver necessidade) e a área reservada ao lanche após a doação.
Conforme a diretora de captação do Hemoraima, Terezinha de Jesus Khan, são rotinas de trabalho da unidade que precisam ser conhecidas. "Alguns deles já atuam na área de saúde, seja na área pública ou particular, por isso eles precisam saber como funciona cada setor, e a importância de cada um, por exemplo. Na captação aprenderam um pouco mais sobre a rotina de entrar em contato com os doadores, a importância do voluntário se tornar um doador fidelizado" esclareceu.
Já na coleta, aprenderam sobre os passos de higienização e controle de qualidade para a coleta do sangue, puderam ainda tirar dúvidas sobre os critérios e a importância da doação de aférese e outros temas como o vencimento de plaquetas. Na área do lanche foi o momento de esclarecer sobre a importância de uma alimentação saudável, necessária antes e após a doação e os cuidados que devem ser tomados nos primeiros 15minutos após a coleta, como por exemplo, o momento de descanso no refeitório. "Nesse período se ocorrer algum mal-estar, temos condições de prestar atendimento de socorro imediato ao doador, pois a unidade conta com um médico, para situações excepcionais", complementou Terezinha.
A servidora estadual e aluna, Geisiane da Silva Esbell, realiza o segundo curso na área de saúde. "Meu primeiro curso foi de Auxiliar de Serviços em Saúde, e decidi continuar estudando por sentir a necessidade de ampliar meus conhecimentos. E desde as primeiras aulas e visitas, passei a me identificar ainda mais com a área de saúde. Até o fim do curso espero aprender muito mais, e ao final poder aplicar na prática os conhecimentos adquiridos com essa nova capacitação", disse.
Outro estudante, Daniel Sanches de Lima, que atua na área particular como técnico de enfermagem, vivencia as rotinas de seu primeiro curso oferecido pela Etsus. "Para mim é a oportunidade de adquirir novas experiências, pois já fiz outros cursos, mas neste o diferencial é a especificidade na área de Hemoterapia, o conteúdo é amplo e específico. Além disso é possível aprender sobre a importância da doação de sangue e da fidelidade do doador", salientou.
ROTINA
Além da Etsus, outras instituições de ensino e pesquisa já passaram pelo Hemocentro. Em julho, acadêmicos de Medicina, da Universidade Federal de Roraima, visitaram a unidade. Estudantes de escolas estaduais também tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura em 2014. "Embora não sejam doadores, as crianças e jovens são multiplicadores em potencial, ou seja, ao receber as informações eles assimilam com muita facilidade a importância da doação e automaticamente chegam em casa incentivando os pais para virem doar, e esse é o melhor resultado que poderíamos alcançar, por isso estamos sempre de portas abertas para receber os estudantes e falar sobre a unidade", finalizou Terezinha.