- 01 de novembro de 2024
Com a proposta de garantir às próximas gerações a conservação de documentos e arquivos históricos, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) iniciou um processo de parceria com a Associação dos Amigos dos Arquivos Públicos do Estado do Pará (ARQPEP). A proposta é realizar um estudo para a criação do Arquivo Público Estadual para acondicionar de forma adequada os documentos que contam a história de Roraima.
A restauradora e representante da ARQPEP, Ethel Valentina Soares, veio ao estado para tratar da implantação do projeto “Conservação e Acesso ao acervo da Amazônia Legal”. “A proposta visa oferecer cursos de capacitação à funcionários de arquivos, bibliotecas, museus e parceiros em preservar a memória de Roraima”, explicou.
A parceria entre as duas instituições começará com a capacitação de profissionais, catalogar o arquivo público de cada município do interior e por fim instituir um sistema digital integrado entre as cidades participantes do projeto. Para o secretário-adjunto, Onésimo Cruz, será dado a atenção e o valor merecido ao patrimônio roraimense. “São arquivos importantes que fazem parte da nossa história e certamente serão preservados e poupados para o futuro”, destacou o secretário que irá estimular a participação dos municípios do interior na manutenção dos documentos .