- 01 de novembro de 2024
Proerd entrega diplanas
A solenidade de formatura do segundo curso de formação de instrutores do Programa Educacional de Prevenção às Drogas e a Violência (Proerd), ocorrida nesta sexta (26.09) na Academia de Polícia Integrada, evidenciou a ludicidade, o didatismo e a pedagogia de Paulo Freire.
Participaram do evento, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Dagoberto Gonçalves, representantes das secretarias estaduais de Educação, Edineide Rodrigues Moreira, e da Segurança Pública, Eduardo Wayner, entre outros.
Do começo ao fim, a formatura, cercou-se do melhor para entregar diplomas, brevês e mostrar um pouco do que é o Proerd aos convidados presentes, em forma de vídeo, relatos dos formandos Cris e Tenório, do repente do capitão Jairo Freitas e palavras de ordem dos alunos.
O subtenente Costa Lima quebrou o protocolo várias vezes para chamar os participantes até o palco. Até o Daren (mascote do programa) marcou presença para levantar a platéia no embalo de coreografia e ao som do hino do Proerd, respectivamente.
No curso, os militares receberam por meio de palestras e jogos, conhecimentos e metodologias de ensino e instrução que lhes servirão para vida. Inicialmente, se inscreveram 25 pessoas no curso, mas o número de formandos fechou em 18. Nada que pudesse afetar o moral da segunda turma de instrutores deste ano.
Durante duas semanas, o curso foi desenvolvido no formato de disputa, como uma gincana onde as equipes recebiam desafios para cumprir. Assim, os mentores e suas respectivas equipes foram divididos por cores – rosa, vermelha, verde e azul.
PALESTRAS
Ao longo da instrução, os participantes assistiram as palestras “Proerd como ferramenta de Polícia Comunitária”, ministrada pelo coordenador estadual do Proerd, coronel Egberto Lima, “Direitos Humanos e a proteção à criança e ao adolescente”, pelo comandante da Cipa coronel Miguel Arcanjo Neto, e ainda “Noções Gerais sobre Drogas”, pelo delegado da PC Volmir Hoffmann de Vargas.
Os temas “Tendências atuais de violência escolar e bullying”, abordado pela conselheira estadual anti drogas, “Policiamento Pró-ativo”, pelo sargento CPCPM José Alexandre Faustino e “Policiamento Escolar”, pelo 2º sargento André Cláudio Bezerra, também constaram na relação de conteúdo do curso de formação.
CERTIFICADOS
Na formatura, os palestrantes receberam certificados das mãos das autoridades presentes. Da mesma forma, o facilitador, o capitão PMPE Jairo Rodrigues de Freitas, os mentores sargento Marcleane Paula, da equipe Rosa, os 1º sgts Sara Cavalcante, da equipe vermelha, e Gláubio Nunes Viana, também da Vermelha, e a 3º sgt Janoele, da azul.
BREVÊS
Os alunos concludentes do curso receberam certificados e brevês, devidamente acompanhados dos mentores. A entrega foi feita conforme essa ordem de cores – rosa, vermelha, verde e azul.
VÍDEO PROERD 2014.2
Em seguida, o vídeo mostrando as atividades das equipes distribuídas no curso contagiou a platéia de convidados. Durante o aprendizado, metodologias eficazes, como a gestão do lúdico, o didático e o pedagógico, foram destacadas.
HOMENAGEM AOS PIONEIROS
Instrutores pioneiros do Proerd receberam homenagens por sua dedicação incansável ao programa. Entre eles, destacam-se os majores QCO PM Isac Lopes Lima e Edmilson Laurindo de Oliveira. Além desse, o major PM Res. Ronaldo Martins da Silva e o 2º Tenente QCO PM Valdinei de Macedo Braga.
Por último, o subtenente Costa Lima, do cerimonial, quebrou o protocolo para convidar a equipe de mentores do curso para homenagear o facilitar capitão Jairo Freitas.
O SORRISO DE UMA CRIANÇA
Com a palavra, o coordenador do curso, Egberto Lima falou da importância daquela formatura, e principalmente de antigos alunos do curso nas escolas terem entrado posteriormente na polícia Militar e de agora estarem se formando para dar aulas nas unidades de ensino.
Ele se emocionou quando tratou da honrosa missão dos novos instrutores nas escolas do Estado: “Não existe coisa melhor no mundo do que o sorriso de uma criança”.
RONDA NAS ESCOLAS
Já o comandante geral da PMRR, coronel Gonçalves, lembrou que em função dos problemas causados pelas drogas na nossa cidade gestores de escolas estão pedindo auxílio do programa “Ronda no Bairro”.
Ele destacou que quase 70 mil pessoais da comunidade já passaram pela mão dos “proerdianos”. “Trata-se de uma ideologia de prevenção sendo levada às escolas, com eficiência, moral e cidadania. Estamos contribuindo para a construção de uma sociedade feliz”, afirmou.
EMBALO E SOM
O convidado de honra, o mascote Daren, entrou ao final da formatura no salão da Academia de Polícia Integrada, e convidou os presentes para dançar no embalo de coreografia e ao som do hino do Proerd.
FERRAMENTA PODEROSA
O facilitador do programa, Jairo Freitas, que fez a homenagem ao curso de formação de instrutores e seus participantes em formato de repente, disse que a gestão do lúdico, o didático e pedagógico no repasse de conhecimento aos alunos da rede pública, por meio do Proerd, é a ferramenta mais poderosa na educação.
“O aluno sai do ambiente tradicional da sala de aulas e passa a conhecer um novo mundo, materializado nas paródias, na dança, no poema, nos elementos da cultura regional”, afirmou.
Ele ressalta que, dessa forma, o aluno aprende brincando, como ensinou o educador pernambucano Paulo Freire, maior educador brasileiro de todos os tempos e patrono da educação brasileira.
DEPOIMENTO DE CRIS E TENÓRIO
Oradores da turma, Cris (a sd QPC PM Ethiene Cristine Sarmento França) e Tenório (sd QPC PM Felipe Tenório da Silva) falaram das atividades do curso de formação de instrutores do Proerd.
Cris disse: “Em nosso primeiro dia, não sabíamos ao certo, como seríamos recebidos. O graduado mais antigo (bizurado de curso) já foi logo tirando as faltas. Porém, seu semblante começou a mudar. Havia seis, na falta. Já sabendo que o curso iria “pagar”, triste ficou.
Mais especulações vieram em marcha, dando conta que esses faltosos nunca iriam aparecer. A coordenação foi chegando e, ansiosos para iniciar a atividade, entramos na sala. E para nossa surpresa, com abraços, sorrisos e música, fomos recebidos.
Assim, iniciou-se o II curso nacional de formação de instrutores Proerd 2014.2. Foi, realmente, “uma quebra de paradigmas”.
Já Tenório, completou:
“Dividida em quatro cores, a sala estava. Rosa, azul, verde, vermelho. Particularmente, esse que vos fala procurou uma cor que o representava. Mal sabia que a coordenação havia marcado os lugares. Resolvi orar. ‘Senhor, por favor, tudo menos rosa. Senão vou ter que desistir’. Mas, como era a vontade de Deus, que eu estivesse aqui hoje, cai na equipe verde.
Assim, a divisão foi feita. A competição entre equipes começou.
“Qual é a melhor equipeeeeeeee????? (sorrisos: “veeeeeerrrrrrde”)
Gritos, balões, animação e muita dedicação. Uma chuva de conhecimentos caiu sobre nossas cabeças. Aprendemos sobre drogas, violência, modelo de tomada de decisão. Definir e processar. Gerenciamento de classe...
E a marcha que todos temiam, verdadeiramente aconteceu, não exigindo somente esforço físico, mas (principalmente) psicológico e intelectual.
Noites mal dormidas, realizando trabalhos e atividades, proporcionaram o poder de interagir com pessoas, planejar aulas para as crianças, e desenvolver as mais árduas missões, mais conhecidas como sensibilização.
Depois Cris entra:
“Aprendemos a facilitar o aprendizado das crianças, instigando a curiosidade e auxiliando-as, a tomarem as melhores decisões.
Aprendemos ainda que nossas atitudes e nossos exemplos são um espelho para essas crianças.
E aí percebemos o tamanho da nossa responsabilidade. Mal sabem, que somos nós que aprendemos com elas.
Ah, nosso curso teve de tudo. Atividades, lições, palestras, sensibilizações e até mágica!
Descobrimos que temos um tik, tik, tik.
Fomos julgados, por um júri que não anistiou qualquer desvio de conduta.
Tiveram até aqueles que trocaram bomba e gás, pela pomba da paz. Pois perceberam que é melhor prevenir do que remediar.
E Tenório finaliza:
Assim, concluímos essa lembrança que vai deixar muita saudade, pois sabemos que a missão foi cumprida.
Fomos qualificados a levar a mensagem anti-drogas às crianças e adolescentes, que nossos conhecimentos, preocupações, experiências, conselhos, didática, brincadeiras, repreensões, sirvam para formar adultos idôneos, que não se deixam contaminar com os manjares desse mundo. Mas que persistam até o fim, e vençam!
Pois, como já dizia Paulo Freire, “a educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
Gostaríamos de agradecer primeiramente a Deus, o autor de todo o universo, que é por sua vontade que estamos aqui, concluindo este curso com êxito.
Aos nossos familiares, que nos apoiaram nessa jornada e que estão hoje aqui nos protegendo com sua presença.
A toda equipe de facilitação, cap. Jairo Freitas, a Polícia Militar de Pernambuco, aos mentores, a toda equipe de apoio, em especial ao nosso coordenador, coronel Egberto, por acompanhar diariamente, nossa evolução como instrutores.
Ao comando geral pelo apoio ao Proerd pela iniciativa de mais um curso.
Saímos daqui com o sentimento de missão cumprida.