- 01 de novembro de 2024
Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, o Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Roraima (Senac-RR) e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran), realizam a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho 2014.
O início das atividades acontece na segunda-feira, 29 de setembro, às 16h, com uma caminhada de conscientização, reunindo colaboradores do Sesc e do Senac. A concentração e saída será no estacionamento da unidade do Senac São Francisco (Av. Major Williams), percorrendo parte da Av. Ene Garcez e retornando ao ponto de origem.
Na quarta-feira, 1º de outubro, das 14h às 16h, no Cinesesc, no Mecejana, será realizada uma palestra sobre Segurança no Trânsito, ministrada pelo agente Vandique, do SMTran. Das 16h às 18h, no Senac São Francisco, será realizada a palestra sobre "Qualidade de Vida", ministrada pela Gerente de Educação Profissional do Senac, Karina Straioto.
Na quinta-feira, 2, a partir das 14h, no teatro Jaber Xaud, será ministrada uma palestra sobre Ergonomia, com o Dr. Jader Linhares. Em seguida, a partir das 16, será realizada uma Oficina de Zumba, com o professor Pablo Magalhães.
A Sipat continua na sexta-feira, 3, com uma Manhã de Lazer, na Sala de Jogos do Sesc Mecejana. À tarde, no mesmo local, a programação será encerrada com mais uma palestra sobre Qualidade de Vida.
A diretora regional do Sesc-RR, Cristiane Silva, considera que a Sipat será de suma importância para os colaboradores das duas entidades, pois abordará temas relevantes sobre a segurança no local de trabalho.
"Embora não tenhamos registros de acidentes no Sesc e no Senac, devido o permanente trabalho de prevenção realizado pela Cipa, é sempre bom estarmos orientando nossos colaboradores de forma a evitar algum tipo de lesão", destacou.
Acidentes de trabalho
Roraima registrou nos três primeiros meses deste ano, 427 notificações de acidentes de trabalho, sendo o maior índice os acidentes de trabalho graves, com 344 casos. A informação é do Sistema Informações de Agravos de Notificação (Sinan/Net). Fratura e amputação de membro, lesões e traumas decorrentes de acidentes são os que mais aparecem na estatística.
Nos anos de 2010 a 2012, o Estado tem apresentado a cada ano crescimento nas notificações, somente em 2013, houve uma leve queda. Quando em 2010 foram notificados 677 casos, no ano seguinte subiu para 1.083. Já em 2012, acidentaram-se 1.564 trabalhadores e no ano passado fechou em 1.449.
No total, o Sinan aponta 4.773 notificações de agravos em saúde do trabalhador, desde 2010 a março deste ano. Acidentes de trabalho com exposição a material biológico somaram 589. Mas o vencedor entre os números são os acidentes graves, com 3.834, ou seja, pessoas que sofreram alguma lesão que resultou em afastamento por um período ou afastamento definitivo das funções que desempenhavam ou até mesmo a morte do trabahador.
Os dados apontam 656 casos de intoxicações, lesão por esforço repetitivo (Ler/Dort) foram 27 pessoas e outros casos somam cinco acidentes.