- 01 de novembro de 2024
A proximidade do Brasil com países de língua espanhola, seja por fronteira ou por rota turística, despertou nos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria das Dores Brasil, no bairro 13 de Setembro, o interesse em externar os conhecimentos adquiridos durante pesquisas na I Feira Latina “Los Países Hispanohablantes”.
Cerca de 10 trabalhos serão expostos nesta sexta-feira (26), das 7h30 às 11h45, no pátio da escola. Os alunos apresentarão pesquisas sobre a diversidade cultural, culinária, comportamento, política e economia de países como o Chile, Cuba, Peru, Uruguai, Venezuela, Argentina, Colômbia, Espanha, México e Paraguai. Cada país será representado em um stand com ornamentação e comidas típicas do local.
Para animar o evento, duas turmas mostrarão a cultura por meio da dança. A primeira equipe, formada por alunos da turma 301, apresentará performances em tango, merengue e reggaton. A segunda turma, 302, mostrará o melhor da valsa e zumba, além de música instrumental. O grupo de dança Mananú, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi confirmado como atração convidada.
om roupas simbólicas de cada local, às 10h45 haverá a escolha da “Chica Caribeña y Chico Caribeño”. “É uma forma de cada trabalho mostrar as peculiaridades de cada país. Vencerá aquele que estiver mais bem caracterizado de acordo com o perfil do lugar representado”, contou a coordenadora do projeto, Marili Silva.
O evento estará aberto para visitação de alunos, professores, servidores e comunidade em geral. Atualmente, a escola Professora Maria das Dores Brasil atende a 1.195 estudantes do 1º ao 3º anos do Ensino Médio Regular e do 3º segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 1º ao 3º ano.