- 01 de novembro de 2024
Alimentos agroecológicos
Em busca de incentivar o consumo de produtos orgânicos e eliminar o consumo de produtos que contenham agrotóxicos, as gerências do Departamento de Vigilância Ambiental do Estado (DVA) lançam neste sábado, dia 27, a Campanha Agricultura Orgânica e não utilização de Agrotóxicos, na Feira da Amoca, bairro Caçari. O evento inicia às 8h, e será distribuído camisas personalizadas e material explicativo entre os visitantes e produtores. A pretensão é estender a outras praças e feiras de Boa Vista.
Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido com os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.
Segundo o gerente de Política de Saúde do Trabalhador, Lázaro Alfaro Valdez, a campanha visa alertar os malefícios de agrotóxicos nos alimentos e, sobretudo, a importância dos produtos orgânicos. “Optar por hábitos e alimentos mais saudáveis, significa mais qualidade de vida aos roraimenses ao utilizar produtos orgânicos”, frisou.
Valdez mencionou que várias gerências do DVA estarão envolvidas na atividade nesse fim de semana. As pessoas abordadas receberão camisetas com o slogan “Agrotóxico não é remédio. É veneno e mata”. A equipe distribuirá também adesivos com mensagens educativas.
O gerente mencionou que o departamento realizou recentemente um questionário para mais de 300 pessoas dos municípios do interior. Ele informou que foi detectado pessoas com intoxicação por agrotóxicos. “Já estamos firmando uma parceria com a Universidade Federal de Roraima para dar seguimento ao trabalho iniciado com a pesquisa. Essa segunda fase, terá cerca de R$ 80 mil de investimento pelo governo federal”, anunciou.
Os produtos orgânicos, tanto de origem animal como vegetal, são mais saudáveis e têm mais sabor. Ao consumir os orgânicos, o cidadão tem acesso a todas as vitaminas e minerais preservados. Tal resultado decorre do manejo diferenciado que é dado às plantas e aos animais. A inserção dos produtos orgânicos nos cardápios de restaurantes tem sido uma forma de valorizar os pratos e marcar uma posição de responsabilidade dos estabelecimentos por estimularem o desenvolvimento.