- 01 de novembro de 2024
Saúde faz consultas e imunização
Após duas semanas de ação, em 15 comunidades ribeirinhas, na região do Baixo Rio Branco, a Caravana da Saúde retorna à Boa Vista com quase 5.000 pessoas atendidas. Foram atendimentos nas áreas de clínica médica e diversas especialidades, além de realização de exames, procedimentos odontológicos, enfermagem, como também imunização, dispensação de medicamentos, emissão do cartão do SUS e confecção de óculos.
Ao todo, foram registradas 290 emissões do Cartão do SUS e confecção de óculos, expedição de 721 receitas e distribuição da linha básica de medicamentos, 334 consultas de pediatria, 432 de clínica médica, 301 de urologia, 222 de ginecologia, 259 de oftalmologia, 586 procedimentos odontológicos, 15 exames preventivos, sete lâminas de malária, 1.238 atendimentos de triagem, aplicação de 440 doses de vacinas e 23 procedimentos de enfermagem. Tudo isso, resultou em 4.868 atendimentos e procedimentos, nesta edição 2014.
Entre as comunidades beneficiadas estão Santa Maria do Boi Açu, Santa Maria Velha, Sacai, Canauini, Lago Grande, Terra Preta, Cachoeirinha,Caicubi, Panacarica, Remanso, Floresta, Nova Vista, Itaquera, Samaúma e Xixuaú.
A ação coordenada pelo Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI) envolveu profissionais do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI), Coordenadoria-Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF), Coordenadoria-Geral de Regulação, Avaliação e Controle (CGRAC) e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CGVS).
Conforme o diretor do DPSI, Érich Berger, a expectativa era realizar aproximadamente dois mil atendimentos, mas a meta foi superada."Conseguimos manter a programação e realizar os testes de glicemia, aferição de pressão, a pesagem e a triagem onde foi feito o atendimento prévio e verificada a real necessidade do paciente, ou seja, nenhuma pessoa ficou sem atendimento", esclareceu.
Em 2014, a novidade foi a disponibilidade da ultrassonografia abdominal, pelo médico urologista, de forma que o serviço foi complementado com a realização de exames de ultrassonografia da próstata, de bexiga e testículos. "Foi um serviço a mais disponibilizado pelo profissional que ampliou a meta estabelecida para esse ano, e proporcionou à população ribeirinha um atendimento mais amplo e de qualidade", complementou.
Os trabalhos da Caravana ainda não encerraram, a equipe seguirá o cronograma de entrega dos óculos solicitados durante as consultas oftalmológicas.“Na medida que foi identificada a necessidade, foram feitos os registros para confecção dos óculos. Ou seja, nossa proposta de oferecer serviços médicos, disponibilizar exames, além de outros serviços à população que mora em áreas de difícil acesso, e que muitas vezes não tem como se deslocar a capital, foi concluída. Agora é só aguardar a produção para retornarmos e realizar a entrega, e com isso concluir o trabalho proposto", finalizou.