00:00:00

Eleições 2014

Justiça Eleitoral orienta pessoas com deficiência a votar na urna eletrônica.


Deficientes aprendem a votar

Uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) vai realizar amanhã (21), no Espaço da Cidadania, localizado na avenida Ville Roy, 5584, Centro, a partir das 9 horas, o treinamento de pessoas com deficiência que irão votar nas eleições gerais de 2014. O requerimento foi feito pelo Ministério Público do Estado, por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idoso (PRO-DIE).
Na análise da promotora de justiça da PRO-DIE, Érika Michetti, a sociedade tem que se tornar acessível para receber essas pessoas e respeitar as diferenças. Ela comentou ainda que recebeu uma demanda, fez o pedido para realizar a votação simulada, a Justiça Eleitoral abraçou a ideia e atendeu prontamente.
“É fundamental que eles tenham contato com a urna eletrônica para possibilitar melhor conhecimento e manejo do equipamento. Essa orientação permite às pessoas com deficiência o pleno exercício do seu papel como cidadãs na sociedade. A proposta é promover a inclusão dessa parcela da sociedade e sua efetiva participação no processo eleitoral”, ressaltou.
Servidores que prestam serviço ao TRE-RR irão orientar os eleitores a utilizarem a urna eletrônica em uma votação simulada, com nomes e números fictícios. No dia da eleição, fones de ouvido devem ser disponibilizados nas seções onde houver eleitor cadastrado com deficiência visual. Além disso, todas as urnas eletrônicas contam com teclas cujos números estão em braille.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD