- 01 de novembro de 2024
Nesta segunda-feira, 22, o Conselho Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência (COEDE), vai realizar uma panfletagem de sensibilização para o respeito aos direitos da pessoa com deficiência, objetivando a construção de um Estado com menos barreiras e com oportunidades iguais para todos. A mobilização acontece às 16 horas, na Praça do Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e é alusivo ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
De acordo com a Presidente do Coede, Vera Lúcia Sábio, em Roraima, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21,2% da população possui algum tipo de deficiência.
Vera Sábio informa que o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social no Encontro Nacional do ano de 1982, com a reunião de todas as entidades nacionais. O dia 21 de setembro, segundo ela, representa a reivindicação do exercício da cidadania de forma plena e a participação em igualdade de condições, com as demais pessoas que compõem o Estado.
“Esta data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. É uma data lembrada todos os anos, em todos os Estados do Brasil, e é um momento para fazer a sociedade refletir e buscar caminhos para efetivar a inclusão de forma responsável”, observa.
O Coede tem poder deliberativo e fiscalizador, sendo composto por conselheiros governamentais e membros da sociedade civil organizada; é o órgão responsável por encaminhar as denúncias referentes às violações dos direitos das pessoas com deficiências, para os órgãos competentes.
“Essa mobilização é em defesa deste segmento para que, unidos neste propósito, possamos construir uma sociedade mais justa e que respeite os direitos de todos os cidadãos. Somente por meio das nossas ações é que mudamos nossa comunidade e esta mobilização busca mostrar a importância de uma sociedade mais acessível e justa. Não queremos viver sem limites. Queremos viver bem com os limites que temos”, disse.