- 01 de novembro de 2024
Ação identifica 81 casos
Com 395 atendimentos realizados, a Semana de Rastreamento de Câncer Bucal, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Hospital Coronel Mota (HCM), chega ao fim nesta sexta-feira, 19, destes 81 pessoas identificadas com suspeita de câncer bucal. Os dados são referentes à ação até o final da manhã de hoje, 19, mas podem subir com os atendimentos previstos para o período da tarde.
De acordo com o coordenador estadual do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial, Rodrigo Acioly, o objetivo da ação é facilitar o acesso da população aos serviços e então possibilitar o rastreamento mais rápido do câncer bucal. “A população realmente tem se preocupado com a saúde e isso é avaliado de forma muito positiva”, relatou o coordenador, reforçando a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura de uma possível lesão maligna.
Para quem foi encaminhado para a biópsia, as amostras serão coletadas no Hospital Geral de Roraima (HGR) e a análise ficará na responsabilidade do Laboratório de Patologia de Roraima (Laper), que enviará os resultados dos exames ao HCM. O buco-maxilar explica que a partir de agora, as pessoas encaminhadas para biópsia terão de passar pelo exame e a partir dos resultados, serão submetidas ao tratamento em casos confirmados de câncer.
Já para quem a biópsia descartar a doença, estas serão monitoradas pelo serviço, no intituito de investigar os sintomas apresentados, com objetivo de realizar o tratamento adequado para caso específico.
Para aqueles que não puderam participar desta ação, Acioly informa que o rastreamento de Câncer de Boca é um serviço contínuo no HCM. Para ter acesso ao atendimento, basta que a pessoa que apresente sintomas sugestivos de câncer, como úlceras permanentes associadas ou não ao uso de próteses dentárias, manchas vermelhas ou brancas, nódulos, inflamações de origens desconhecidas, procure o setor de marcação de consulta da unidade e faça o seu agendamento. “A semana de rastreamento tem a intenção de agilizar e facilitar os atendimentos, pois na ação não é necessário fazer o agendamento”, lembrou.
Acioly esclarece que uma das formas eficientes e simples de prevenção do câncer de boca é a consulta periódica ao cirurgião-dentista, que pode ser realizada nos postos de saúde, onde é feita principalmente a verificação da arcada dentária. Ele ressalta também que quando descoberto na fase inicial e realizado o tratamento adequado, a doença tem grandes chances de cura.
CÂNCER DE BOCA
São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca.
Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver a doença. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos. A falta do hábito da higienização bucal e a alimentação escassa de vitaminas e minerais, além da exposição excessiva ao sol, também aumenta o risco de a pessoa desenvolver o câncer bucal.