- 01 de novembro de 2024
Contrato para atender indígenas
A relação preliminar da primeira fase do edital que vai contratar docentes para atuar no curso Técnico em Enfermagem para 35 indígenas da Malacacheta, foi divulgada ontem, 17, pela Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima (Etsus). Foram 34 candidatos aprovados. A decisão ainda cabe recurso. A publicação está no Diário Oficial do Estado (DOE) de número 2364.
Os 12 candidatos que não conseguiram pontuação superior a 3,0 para classificação têm até hoje (19), para interpor recurso. A justificativa deve ser encaminhada por escrita à Presidência da Comissão Setorial do processo Seletivo Simplificado, na Etsus, na rua Uraricoera, 1668, no bairro São Vicente, em horário comercial. O resultado final da primeira etapa está previsto para sair na quarta-feira, dia 24. A lista dos nomes estará no DOE e no site da Secretária de Estado da Saúde (www.saude.rr.gov.br).
Ao todo, são 10 vagas de docentes disponíveis em cada bloco de unidade temática. Dos 10 temas, o edital terá cinco cadastro de reserva. O edital diz que o resultado final do processo seletivo simplificado poderá ser publicado no dia 23 de outubro. Até lá, a segunda fase está agendada para acontecer entre os dias 6 e 10 de outubro.
A diretora da Etsus, Cleres Alvarenga, ressaltou que somente após o resultado final da primeira etapa, ela saberá os dias e horários de cada docente fazer a segunda etapa, que consistirá na avaliação didática, na qual o candidato dará uma aula expositiva com duração de no mínimo 15 e máximo 20 minutos, para os membros da Comissão de Avaliação do Processo Seletivo Simplificado. O grupo de avaliadores atribuirá ao candidato nota na escala de zero a dez. “Será eliminado o candidato que obtiver média inferior a cinco pontos na avaliação didática”, disse.
Cleres lembrou que na avaliação didática, o candidato deverá escolher um tema, dentre aqueles divulgados junto com o cronograma de realização, o mesmo pertencente ao bloco temático ao qual se inscreveu. “O candidato selecionado para esta fase deverá entregar plano de aula, conforme modelo no edital, anexo VII, na data e horário estipulado para sua avaliação didática”, explicou, alertando que o candidato que não comparecer para a avaliação didática estará automaticamente eliminado.
diretora lembrou que o primeiro seletivo conseguiu classificar três profissionais. Já este que foi reaberto é para complementar, ou seja, mais sete terão que passar pelas duas fases classificatórias: análise curricular e avaliação didática. “Os três primeiros aprovados aguardarão até a conclusão do novo seletivo”, informou.
O funcionamento das aulas será em duas etapas formativas, divididas em 10 blocos que terão 820 horas/aulas, sendo 560h de teoria e 260h práticas. O docente receberá também ajuda de custo de R$ 60,00 por dia para deslocamento e alimentação.
Conforme a diretora, o candidato poderá concorrer, somente, a um único bloco de unidades temáticas. Cada bloco tem diferentes temas ligados a saúde. A análise vai favorecer o profissional docente que tenha capacidade de exercer a docência com desenvoltura, domínio de conteúdo, clareza e coerência de ideias, boa expressão verbal e corporal. “Na avaliação didática, o candidato deverá ministrar uma aula para uma banca de avaliadores, em um dos assuntos pretendidos”, informou.
O julgamento dos candidatos será feito por uma Comissão de Avaliação do Processo Seletivo Simplificado, composta por três membros da Etsus/RR e mais dois dos DSEIs, sendo um do Leste e outro do Yanomami.