- 01 de novembro de 2024
A implantação do programa que possibilita a realização de consultas à distância por meio de videoconferência – o Telessaúde – o Estado terá incentivo de R$ 1.100.000,00 do Ministério da Saúde (MS). O investimento será para equipar o Núcleo Estadual que dará suporte técnico aos municípios, além de contribuir na instalação de 93 pontos de telessaúde nas Unidade Básicas de Saúde (UBS) por dois anos.
Hoje são três municípios com o serviço implantado. São eles, Rorainópolis, Alto Alegre e São Luís do Anauá. As teleconsultorias necessárias são feitas aos profissionais de Manaus.
Para a instalação do serviço no Estado será montado uma equipe multiprofissional, entre coordenador-geral, um médico regulador, cinco especialidades médicas, três técnicos de tecnologia de informação e um apoio administrativo. Segundo a coordenadora-geral da Atenção Básica do Estado (CGAB), Ana Nery Cunha, o incentivo financeiro tem a contrapartida do Estado em R$ 100 mil. “A verba já foi aprovada pelo Ministério, somente aguardando chegar na conta do Estado para iniciar o processo de instalação do Núcleo-sede. Acredito que possa ocorrer daqui a 60 dias”, comentou.
A coordenadora ressaltou que a equipe que está sendo escolhida para atuar no Núcleo-sede que funcionará na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), antes de iniciar as atividades de teleconsultorias irão passar por treinamentos.
A meta, segundo o plano de implantação, é colocar cerca de 93 pontos de comunicação direta entre os especialistas da capital com os do interior. “Acredito que a comunicação em tempo real, reduzirá os custos com deslocamento e aumentara a capacidade resolutiva dos serviços de atenção básica”, indagou Ana.
O Telessaúde será uma espécie de biblioteca virtual, um espaço de educação permanente onde o médico, no interior, terá a opinião de um profissional de saúde, da capital, e esta segunda opinião servirá como ferramenta de auxílio ao diagnóstico.
Os 15 municípios de Roraima já receberam os equipamentos de conexão do Telessaúde. São computadores, webcams, câmeras digitais, headphones e microfones. O kit vai permitir o acesso dos profissionais de saúde ao serviço de consultoria técnica ou segunda opinião prestada por uma equipe técnica do Telessaúde do Estado. Com isso, os médicos que atendem nas UBS de Roraima poderão tirar dúvidas sobre casos clínicos, inclusive com chamadas em tempo real.
TELESSAÚDE
O Telessaúde Brasil Redes é um programa do Ministério da Saúde, que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no SUS, integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação.
O Telessaúde é um espaço destinado à web conferências, com um serviço de comunicação e colaboração que promoverá encontros virtuais entre dois ou mais participantes, para a teleducação e segunda opinião informativa, além da troca de informações com gestores sobre o desempenho dos profissionais nas unidades de saúde, no interior.