- 01 de novembro de 2024
Profissionais são reciclados
Para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a valorização de servidores pode ser traduzida também como melhoria na prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com este entendimento, o Departamento de Gestão em Educação (DGES) vai promover na primeira quinzena de outubro, duas capacitações voltadas aos profissionais médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Ao todo serão capacitados 150 servidores.
Os temas dos treinamentos são em Ventilação Mecânica e Feridas e Ostomias. De acordo com o diretor do DGES, Mozart Andrade, a data dos treinamentos ainda não foi definida, porém existe a previsão para iniciarem no dia 06 de outubro. “Alguns detalhes estão sendo ajustados para que tudo ocorra dentro do planejado”, disse.
O curso de Ventilação Mecânica é direcionado aos profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). No estado, o Hospital Geral de Roraima (HGR), o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) são as unidades que possuem UTI e, portanto servidores que são efetivos e lotados nestes locais poderão participar do treinamento. Serão oferecidas 90 vagas.
Andrade lembra que a capacitação em Ventilação Mecânica terá duração de 24 horas e que para o treinamento, os servidores envolvidos serão devidamente indicados e liberados pelos seus superiores de acordo com a necessidade. Já o curso de Feridas e Ostomias será voltado aos profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam efetivamente em todos os municípios e também para os que são vinculados à Sesau. Este terá carga horária de 16 horas e dispõe de 60 vagas.
A ventilação mecânica é o método de substituição da ventilação normal. Este método pode salvar vidas e é usada na ressuscitação cardiopulmonar, medicina de tratamento intensivo, e anestesia. Em muitas situações o organismo é incapaz de manter o ciclo respiratório, que é representado pelo processo de inspiração e expiração. A ventilação mecânica corresponde a instituição de pressão positiva nas vias aéreas permitindo, de forma artificial, que o indivíduo mantenha os ciclos ventilatórios. É um método de substituição de função vital, sendo útil como um auxílio ao tratamento de algumas doenças.
Segundo o diretor, as capacitações representam a valorização dos servidores e também a melhoria nos serviços de saúde à população. “Até o final deste ano, chegaremos ao total de dois mil servidores capacitados em saúde”, enfatizou Mozart explicando que existem cursos de especialização em andamento.
INVESTIMENTO
Somente em 2014, foram capacitados 397 servidores da saúde. Desde o ano passado até agora, já foi investido um total de R$ 1.978.400,00 em qualificação profissional. “Temos cinco cursos de pós-graduação em andamento”, lembrou Andrade, pontuando as especializações em Direito Administrativo, Terapia Nutricional Enteral e Paraenteral, Vigilância em Saúde, Dependência Química e Obstetrícia para Enfermeiros, que está em fase de conclusão, prevista para finalizar até novembro.
Além destas especializações, a Sesau assumiu desde o mês de agosto, a gestão dos cursos de pós-graduação em Regulação em Saúde no SUS, em Educação na Saúde para Preceptores do SUS e a de Gestão Clínica nas Regiões de Saúde. Todas ofertadas em parceria entre Ministério da Saúde, Hospital Sírio Libanês e Sesau. Totalizando, são oito cursos de especialização em andamento para servidores da área de saúde no estado. “Com isso, a Sesau tem a intenção de dar um salto na qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS”, finalizou.