- 01 de novembro de 2024
Para reforçar a análise dos medicamentos e alimentos consumidos, o Ministério da Saúde (MS) será lançado pelo Ministério da Saúde, o Programa de Verificação da Qualidade de Medicamentos (Proveme) e o Sistema de Gerenciamento de Alimentos (versão Web–SGAWeb). O lançamento será auditório da Anvisa, em Brasília-DF, nesta quinta-feira, 18.
Roraima será representado por servidores do Departamento de Vigilância Sanitária (DVS) e do Laboratório Central de Roraima (Lacen). A programação se estende até o dia 19. Durante o evento será realizada ainda uma oficina de trabalho para discussão de assuntos relacionados aos projetos lançados. Serão abordados a distribuição dos medicamentos do Proveme e a respectiva coleta das amostras de alimentos, bem como aspectos relacionados à implantação do SGAWeb.
Conforme o diretor do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (DVS), André Castro, o encontro será o primeiro momento para apresentação dos programas. "Fomos convidados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e para nós, um programa desse porte visa a melhoria da qualidade do produto ofertado à população, uma vez que através de seu monitoramento, pode-se encontrar possíveis inconformidades e com as análises se será possível garantir a adequação do produto, já que no programa poderão ser observados a rotulagem, dissolução, teor, uniformidade de conteúdo, variação de peso, desintegração e aspecto", esclareceu.
Segundo a bioquímica e gerente de produtos do Lacen, Laura Cardoso, será possível saber quais as propostas do Ministério da Saúde e também tirar dúvidas sobre o processo de implantação das propostas em cada região. "Vamos conhecer as diretrizes do Ministério para estas duas áreas, no caso do Proveme, saber mais sobre as metas para a área de medicamentos, já que será aplicado em laboratórios de medicamentos, e em relação ao SGA, teremos a oportunidade de saber como será feito esse trabalho nos laboratórios de análise de alimentos", complementou.
REFERÊNCIA
Uma das primeiras ações do Ministério da Saúde, em relação à análise de produtos consumidos pelos brasileiros, foi a implantação do Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL Ambiental -, direcionado à análise da água de consumo humano, pelas instituições públicas credenciadas ou não do SUS. "Trata-se de um programa específico, que trouxe agilidade na análise da água, ou seja, com a novidade, o Lacen recebe as amostras, faz a análise e pela Internet, por meio do sistema on line, criado pelo Ministério da Saúde, disponibiliza o resultado da análise da água aos municípios onde o gestor pode imprimir o resultado, e automaticamente já ficar informado sobre a qualidade do produto", salientou Laura.