00:00:00

Com vidas

Escolas e vídeos sobre sustentabilidade


Escolas da rede pública estadual que desenvolvem atividades voltadas para a Educação Ambiental podem produzir vídeos de curta metragem sobre sustentabilidade. As regras estão previstas em edital e disponíveis na Divisão de Educação Ambiental (DIAB), da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED). O material será divulgado no “IV Encontro das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida” (COM-VIDAS).
Com o tema “Escola Sustentável uma Construção Coletiva: Experiências Vividas!”, as instituições de ensino no Estado terão de 13 a 31 de outubro para inscrição de um vídeo desenvolvido dentro da temática proposta pela Divisão. Entre 3 a 4 minutos de duração, cada escola deverá entregar o curta metragem em CD-ROM, no prédio da DIAB, localizada na antiga sede da SEED, Avenida Ene Garcez, bairro Novo Planalto (ao lado da Funasa).
Os vídeos serão expostos durante o IV Encontro Com-Vidas, no dia 6 de novembro, no auditório do Corpo de Bombeiro Militar de Roraima (CBMRR). De acordo com o chefe em exercício da DIAB, Alex Wanuth, o evento é um momento para interação das ações de educação ambiental entre as escolas participantes. “Esse quarto encontro se difere dos demais porque a escola não apresentará em Powerpoint, mas produzirá um vídeo sobre todo retrato da transformação com relação à educação ambiental dentro da escola”.
A produção do audiovisual deverá ocorrer pelos próprios alunos, professores e gestores da instituição, com créditos dos envolvidos e os direitos autorais cedidos para eventuais publicações pela SEED. Cada escola terá direito a um vídeo inscrito. Os produtos serão avaliados por uma Comissão Multidisciplinar que darão notas entre 1 a 5 pontos. “A escola que não entregar o vídeo participará do mesmo jeito, mas de uma forma diferenciada, ou seja, poderá assistir e não apresentar”, frisou Wanuth.
COM-VIDAS
A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida é presente em 54 escolas da capital e 30 do interior, incluído indígena. Segundo Wanuth, as COM-VIDAS serve para integrar a comunidade estudantil e pedagógica com a externa em várias temáticas, não somente com a questão ambiental.
“Essa Comissão auxilia no processo de gestão para gerenciar a escola da melhor forma possível. Durante os anos ela elabora o seu calendário, o plano de ação que nada mais é do que a Agenda 21 para desenvolver no determinado ano letivo”, falou Wanuth. Informou que desde 2011 existe o processo para implantação das COM-VIDAS nas escolas. Na DIAB há técnicos para acompanhamento e implantação das Comissões caso alguma escola se interesse a participar. “Podem procurar a Divisão para consulta com os técnicos habilitados a passar as informações e orientações necessárias”, enfatizou.
AGENDA 21
A Agenda 21 foi criada para planejar as ações de inclusão social, sustentabilidade em área urbana e rural, preservação do meio ambiente e recursos hídricos e ética política para o desenvolvimento sustentável.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD