- 01 de novembro de 2024
Do sangue, doe vida
Ao todo, 150 pessoas de 26 igrejas Adventistas da capital estarão envolvidas na mobilização de sábado
Com o slogan “Atitude Correndo nas Veias. Doe Sangue, Doe Vida”, o Hemocentro de Roraima (Hemoraima) e a Igreja Adventista do Sétimo Dia promovem nesse sábado, 20, Campanha para incentivar à população a doação de sangue. A mobilização vai ocorrer em três pontos da cidade, simultaneamente, às 8h. No mesmo horário, o setor de captação da unidade estará funcionando para receber os voluntários.
As equipes estarão em frente ao Hemocentro, em frente ao cinema e no terminal de ônibus do Centro. Os jovens cidadãos distribuirão panfletos sobre a importância da doação e na oportunidade farão o convite à população abordada, a se dirigirem ao Hemocentro realizar a coleta.
Ao todo, 150 pessoas de 26 igrejas Adventistas da capital estarão envolvidas na mobilização. De acordo com o organizador da ação, Max Miller, o grupo envolvido é dos “Desbravadores” que conta com a participação de crianças e adolescentes entre 10 a 15 anos, da igreja.
A gerente de captação do Hemocentro, Terezinha de Jesus Khan, enfatiza que parcerias como esta é de grande relevância ao banco de sangue. “Como somos o único Hemocentro para atender todo o Estado, frequentemente precisamos de voluntários para manter o estoque abastecido”, ressaltou.
Terezinha conta também que no sábado, uma equipe do Hemocentro estará ministrando palestra sobre doação de medula óssea em outra igreja. A roda de conversa acontece na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério de Madureira em Roraima. “A ideia é que através do esclarecimento sobre o tema, as pessoas sensibilizadas pela causa, façam o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), para se tornarem possíveis doadores”, frisou.
Ela informa que para fazer parte deste cadastro, o candidato precisa ter entre 18 e 55 anos, não possuir diagnóstico de doenças infectocontagiosas e fazer uma coleta de 5 ml de sangue. Uma equipe do Hemocentro fará a coleta das amostras dos interessados no local. Terezinha explica que as amostras serão analisadas em Goiânia (GO). O exame de histocompatibilidade (HLA) vai encontrar as características genéticas do sangue, o que torna possível identificar receptores.
O cadastro não implica, necessariamente, em efetuar a doação da medula óssea. Caso haja uma compatibilidade, a pessoa será consultada e poderá tomar essa decisão. Os esclarecimentos são feitos e todos os custos até o centro especializado neste tipo de coleta, são de responsabilidade do Redome.
A retirada de sangue é simples, fácil e não dói. Quanto mais pessoas doadoras, mais chances de conseguir pessoas compatíveis. Como no Brasil o grau de miscigenação da população é muito grande, as chances de encontrar uma medula compatível no registro brasileiro é em média 1 para 100 mil. Para aparentado, as chances podem chegar de 25 a 35%.
REQUISITOS
Para doar sangue é necessário gozar de boa saúde, apresentar documento oficial com foto, ter a partir de 16 anos de idade (acompanhados dos pais ou responsáveis legais) e para quem já é doador, até 69 anos. A pessoa precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4h antes da doação.