00:00:00

Solidariedade

Jovens adventistas fazem campanha para mobilizar novos doadores de sangue.


Do sangue, doe vida

Ao todo, 150 pessoas de 26 igrejas Adventistas da capital estarão envolvidas na mobilização de sábado

Com o slogan “Atitude Correndo nas Veias. Doe Sangue, Doe Vida”, o Hemocentro de Roraima (Hemoraima) e a Igreja Adventista do Sétimo Dia promovem nesse sábado, 20, Campanha para incentivar à população a doação de sangue. A mobilização vai ocorrer em três pontos da cidade, simultaneamente, às 8h. No mesmo horário, o setor de captação da unidade estará funcionando para receber os voluntários.

As equipes estarão em frente ao Hemocentro, em frente ao cinema e no terminal de ônibus do Centro. Os jovens cidadãos distribuirão panfletos sobre a importância da doação e na oportunidade farão o convite à população abordada, a se dirigirem ao Hemocentro realizar a coleta.

Ao todo, 150 pessoas de 26 igrejas Adventistas da capital estarão envolvidas na mobilização. De acordo com o organizador da ação, Max Miller, o grupo envolvido é dos “Desbravadores” que conta com a participação de crianças e adolescentes entre 10 a 15 anos, da igreja.

A gerente de captação do Hemocentro, Terezinha de Jesus Khan, enfatiza que parcerias como esta é de grande relevância ao banco de sangue. “Como somos o único Hemocentro para atender todo o Estado, frequentemente precisamos de voluntários para manter o estoque abastecido”, ressaltou.

Terezinha conta também que no sábado, uma equipe do Hemocentro estará ministrando palestra sobre doação de medula óssea em outra igreja. A roda de conversa acontece na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério de Madureira em Roraima. “A ideia é que através do esclarecimento sobre o tema, as pessoas sensibilizadas pela causa, façam o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), para se tornarem possíveis doadores”, frisou.

Ela informa que para fazer parte deste cadastro, o candidato precisa ter entre 18 e 55 anos, não possuir diagnóstico de doenças infectocontagiosas e fazer uma coleta de 5 ml de sangue. Uma equipe do Hemocentro fará a coleta das amostras dos interessados no local. Terezinha explica que as amostras serão analisadas em Goiânia (GO). O exame de histocompatibilidade (HLA) vai encontrar as características genéticas do sangue, o que torna possível identificar receptores.

O cadastro não implica, necessariamente, em efetuar a doação da medula óssea. Caso haja uma compatibilidade, a pessoa será consultada e poderá tomar essa decisão. Os esclarecimentos são feitos e todos os custos até o centro especializado neste tipo de coleta, são de responsabilidade do Redome.

A retirada de sangue é simples, fácil e não dói. Quanto mais pessoas doadoras, mais chances de conseguir pessoas compatíveis. Como no Brasil o grau de miscigenação da população é muito grande, as chances de encontrar uma medula compatível no registro brasileiro é em média 1 para 100 mil. Para aparentado, as chances podem chegar de 25 a 35%.

REQUISITOS

Para doar sangue é necessário gozar de boa saúde, apresentar documento oficial com foto, ter a partir de 16 anos de idade (acompanhados dos pais ou responsáveis legais) e para quem já é doador, até 69 anos. A pessoa precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4h antes da doação.

 

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD