00:00:00

Visita antecipada

Nova estratégia altera horário do projeto da maternidade.


Minicurso para gestantes

Pensando sempre nas boas práticas obstétricas, o Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora (HMINSN) altera horário do projeto “Enquanto o Bebê Não Chega”, que trata de visitar à unidade antes do nascimento do bebê. As visitas continuam às quartas-feiras, porém, a partir das 8h e não mais às 10h.
A mudança é para incluir, a partir desta quarta-feira, 17, na agenda do programa, a oferta de um minicurso com a equipe multiprofissional. Entre os assuntos a serem abordados, estão o processo do trabalho de parto, a importância do aleitamento materno, dúvidas sobre o pré-natal, contrações, como lidar com as dores, além de todas as dúvidas que surgirem.
As palestras serão proferidas por fisioterapeutas, enfermeiros obstetras, psicólogo, fisioterapeutas. “O minicurso dura em média duas horas e meia. Nós buscaremos preparar a gestante para o parto, incluindo a parte do encontro clínico', ressaltou o enfermeiro-obstetra, Adilson Assunção Júnior.
O enfermeiro afirma que as mães que visitam a maternidade tendem a ser as mais tranquilas durante o trabalho de parto e grande parte não ocorre intercorrência. “Abordamos com relação ao tempo, o trabalho de parto até o nascimento em grávida de primeira viagem, que dura em média 12 horas. Por isso, é importante manter-se tranquila e segura, além de contar com a presença do acompanhante”, comentou.
Assunção mencionou que as palestras focam no parto normal, uma recomendação do Ministério da Saúde (MS) e comprovadamente a melhor opção da mulher. “É o melhor procedimento, pois contribui para a saúde da mulher, da criança, além de ajudar na recuperação mais rápida e, o principal, sem probabilidade de infecção hospitalar”, pontuou.
O enfermeiro percebeu que todas as mães chegam com medo, algumas sem o cartão preenchido do pré-natal e com muitas dúvidas. Durante a visita na unidade hospitalar, uma das perguntas é sempre se a maternidade atenderá todas as necessidades delas, para que saiam ilesas com o seu filho. “A satisfação é que ao final, elas estão mais calma, veem todas as possibilidades ofertadas pela unidade e elas saem mais seguras e contantes”, comentou.
O projeto “Enquanto o Bebê não Chega”, do HMI iniciou em julho de 2010, e consiste nas gestantes e familiares fazerem um pequeno “tour” pela unidade. A visita pode ser agendada pelo telefone (95) 4009-4916, em horário comercial, ou apenas comparecer nas quartas-feiras, às 8h, pontualmente. 

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD