- 01 de novembro de 2024
Morreu neste domingo, 14, em São Paulo, o bispo emérito de Roraima, Dom Servílio Conti, aos 97 anos, devido a complicações pulmonares. O corpo está sendo velado na capela da Casa Regional dos Missionários da Consolata, à Rua Dom Domingos de Silos, 110, Jardim São Bento, São Paulo.
O corpo será trasladado para Boa Vista, nesta quarta-feira (17), e será sepultado na Catedral Cristo Redentor.
Este ano a Diocese de Roraima celebrou os 70 anos de ordenação de DomServilio Conti, que nasceu na Itália em outro de 1916, onde realizou os estudos. Dentre as obras escreveu o livro “O Santo Dia”, publicado em português e espanhol. Tinha como lema “Sou teu servo”.
Breve histórico
Chegou ao Brasil no dia 1º de janeiro de 1950, sendo logo designado como Professor no então Seminário Filosófico e Teológico “Santa Teresinha do Menino Jesus”, em São Manuel (SP), onde lecionou estas matérias: Teologia Moral, Direito Canônico, Patrologia. Ao mesmo tempo, exerceu intenso trabalho pastoral na paróquia local (na matriz e nas capelas rurais de então), como vigário paroquial.
De fevereiro de 1959 a fevereiro de 1963 esteve em Aparecida de São Manuel, como Mestre de Noviçose encarregado da assistência religiosa do Santuário local.
De março de 1963 ao início de 1964 foi Pároco da Paróquia “Nossa Senhora da Salette,” em Erechim (RS).
Em fevereiro de 1964 os Superiores o destinaram à então Prelazia de Roraima (atual Estado de Roraima), no extremo norte da Amazônia, onde trabalhou até 1975, desempenhando os cargos de Superior da Delegação dos Missionários da Consolata em Roraima, Vigário de Boa Vista (RR), Prelado Nullius de Roraima. Foi consagrado Bispo de Roraima no dia 5 de maio de 1968, em Bérgamo (Itália).
Foi responsável pela construção de várias paróquias no Estado, entre elas a Catedral Cristo Redentor.
Em agosto de 1975, Dom Servílio Conti pediu à Santa Sé a exoneração do cargo de Prelado Nullius e Bispo de Roraima, pelos seguintes motivos: saúde física precária (sério problema de hérnia de disco, ataques frequentes de erisipela), como também por certa incompreensão com alguns Padres que na época trabalhavam com ele em Roraima. A Santa Sé aceitou o seu pedido e, em 1976, o transferiu para Santa Maria (RS), como Bispo Auxiliar e Vigário Geral daquela importante diocese, missão que desempenhoudurante 21 anos (de junho de 1976 a abril de 1997).