- 01 de novembro de 2024
Na próxima segunda-feira (15), as atenções na área educacional estarão voltadas para o Ensino Médio. É que a partir das 18 horas será realizado o I Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O evento ocorrerá no auditório Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
A ação é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC) e será desenvolvido no Estado mediante parceria entre a UFRR e a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
O seminário contará com a presença de Maria Madselva consultora do MEC que irá proferir palestra de abertura sobre o tema “A formação continuada de professores do Ensino Médio e os direitos de aprendizagem dos estudantes: a qualidade social da Educação”.
O Pacto é um programa que busca promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio Público nas áreas urbanas e rurais.
“Na formação, os professores vão estudar deste a história do ensino, a organização democrática da escola, como a elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), e os tipos de avaliação, especialmente refletindo sobre os objetivos e intenções das avaliações”, explicou Leandro da Silva Nascimento, coordenador do Pacto no Estado.
Ele acrescentou ainda que a intenção do Pacto é juntamente com o Programa Ensino Médio Inovado (ProEmi), ajudar na formatação de um novo currículo para o Ensino Médio.
Para Cleonides Gomes Pereira, Diretora do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), o país está voltando os olhos para o Ensino Médio e o Pacto vem para fortalecer esta etapa da Educação Básica.
“O Pacto tem a intenção de revitalizar a base curricular do Ensino Médio, motivando e sensibilizando os professores a melhorar a prática pedagógica”, destacou Cleonides.
Já Herivelto Amoras, chefe da Divisão de Ensino Médio e Profissional (DIEMP) da SEED, destacou que a formação irá trazer conteúdo e informação para os professores os quais deverão ser utilizados para a melhoria das atividades docentes.
“Os professores irão se apropriar de temas como o perfil do aluno do Ensino Médio de hoje, diretrizes curriculares, histórico e avanço do Ensino Médio no Brasil, entre outros. A partir daí, espera-se a mudança de comportamento do professor em sala de aula conforme determina as novas diretrizes curriculares de forma a contemplar o aluno como sujeito do processo educativo”, enfatizou Herivelto.
Estão inscritos para participar da formação 1.258 professores do Ensino Médio que atuam em escolas localizadas na Capital, interior e área indígena. Estes professores serão capacitados pelos orientadores de estudos, que são os coordenadores pedagógicos das instituições de ensino. Estes orientadores participarão de uma formação.
FORMAÇÃO
A formação para os orientadores de estudo será realizada entre os dias 16 a 18 e setembro das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas. No primeiro dia as atividades serão realizadas no auditório Alexandre Borges na UFRR e nos dois dias seguintes, a formação será no Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR).
Participam desta formação 85 orientadores de estudo sendo 50 do interior e 35 da Capital. A formação está divida em duas etapas e terá carga horária total de 200 horas. Esta primeira etapa será de 100 horas, sendo 50 horas de atividades presenciais e outras 50 horas de atividades na modalidade à distância.
Um corpo docente de 18 formadores entre professores da UFRR e da SEED serão os responsáveis para repassar os conteúdos desta primeira etapa de formação. A intenção é que os orientadores de estudos, ao retornar para as escolas repassem a formação aos professores do Ensino Médio.