00:00:00

Amamentação

Banco de Leite precisa urgente de doação de leite e frascos.


Em falta leite materno

 

O Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque, que funciona no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), reforça a necessidade de novas doadoras e de frascos para armazenamento do leite materno. O Banco de Leite Humano (BLH) possui atualmente 20 doadoras cadastradas, um número considerado baixo diante da demanda. Por isso, a unidade busca sensibilizar a comunidade, para aumentar o número de voluntárias e consequentemente o estoque de leite.
Após um mês do lançamento do Disk Aleitamento Materno, ocorrido durante a Semana Mundial de Amamentação, no mês de agosto, a undiade passou a contar com essa nova ferramenta. O número disponível é o 0800-728-0144, e a ligação não possui nenhum custo para o usuário, e pode ser feita de números fixo e celular. O atendimento funciona das 7h às 19h.
Segundo a coordenadora do BLH de Roraima, Rosa Leal, o número está disponível em dias úteis. “Através desse serviço é possível obter informações e tirar dúvidas sobre a amamentação, como se tornar uma doadora, como a doação pode ser feita. É uma forma da unidade manter um contato direto com a mulher, principalmente para aquelas que vivenciam sua primeira gestação e que precisam saber mais sobre o ambiente adequado para a amamentação e a importância do aleitamento materno", esclareceu.
No 0800 é possível obter ainda informações sobre os exames de VDRL e HIV, que são necessários para a efetivação da doação.        Antes de fazer o cadastro, a futura doadora informa se possui os exames, caso ela não tenha, é encaminhada ao HMI, onde faz a coleta sem nenhuma burocracia, ou seja, o processo é simples e rápido. "Nosso empenho é contínuo para que sejam cadastradas novas doadoras, por isso viabilizamos a realização dos exames necessários, de forma que consigamos manter a qualidade do leite materno, e com isso contribuir também com ações na redução da mortalidade infantil”, salientou.
Em relação a doação de frascos, a diretora explica que devem ser doados apenas os de boca larga, tampa plástica e que sejam de vidro. "Nossa dificuldade maior é que os frascos de vidro estão cada vez mais escassos, por isso pedimos que todas as pessoas que possuam esse tipo de recipiente façam a doação, pois trata-se de materiais que em vez de ir para o lixo, ajudarão no processo de armazenamento do leite materno”, complementou.
HISTÓRICO
Nos últimos anos, o BLH de Roraima tem alcançado reconhecimento internacional pela rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano. Em outubro de 2012, recebeu o certificado internacional de reconhecimento pelas ações de incentivo ao aleitamento materno, em Brasília. No ano passado, a unidade obteve credenciamento na categoria Ouro, juntamente como o estado do Pará, em Belo Horizonte. Este ano o Banco de Leite, concorre novamente a certificação, prevista para o mês de novembro em São Paulo. “Isso demonstra o reconhecimento do trabalho realizado em Roraima, no que se refere às ações de incentivo ao aleitamento materno. Além disso, significa que estamos caminhando de acordo com as normas e diretrizes do Ministério da Saúde, já que todos os Bancos de Leites Humanos são avaliados e temos conquistado esses resultados”, finalizou Rosa.

 

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD