00:00:00

Penitenciária

Após confronto na PAMC, Governo anuncia medidas para garantir a segurança.


Presídio está sob controle

Após um confronto ocorrido na tarde de ontem (10) na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, entre policiais e detentos, quando uma minoria de reeducandos indisciplinados e desordeiros promoveram desordem e depredação do patrimônio público, secretários das forças de segurança do Estado anunciaram adoção de novas medidas que visam principalmente ao controle e à ordem no Sistema Prisional.

O episódio, que culminou com quatro policiais e 14 detentos feridos, teve início na noite do dia 9, às 23h, com a tentativa de fuga de aproximadamente 10 reeducandos. Na madrugada do dia 10, por volta da 1h, nova tentativa foi orquestrada pelos detentos, sendo novamente contida pela Companhia de Guarda da Policia Militar e agentes penitenciários da Sejuc.

O fato se estendeu durante o dia de ontem, quando os detentos armados com pedras, pedaços de paus e armas de fabricação caseira investiram contra os policiais que realizavam uma revista na Unidade. Algumas celas foram destruídas pelos reeducandos, com queima de colchões. A polícia reagiu com bombas de efeito moral e munição de borracha e, por volta das 18h, a situação estava totalmente sob controle.

Natanael Nascimento, secretário da Justiça e Cidadania, salientou que o Estado não medirá esforços para manter a disciplina e a ordem no Sistema.

“Nossas forças policiais estão aptas para agir a qualquer hora do dia ou da noite, com profissionais capacitados para atuar em situações de crise como estas que ocorreram. Estamos todos atentos e prontos para reagir, para responder a altura toda afronta vinda de pessoas que só querem promover a desordem e desestabilizar todo o Sistema. Nosso objetivo é garantir a segurança de todos, principalmente da população que sofre com a ação desses indivíduos”, ressaltou Nascimento.

O secretário de Estado da Segurança Pública (SESP/RR), Amadeu Soares, presente à coletiva, ressaltou que segurança pública se faz com a participação de todos e que as forças policiais do Estado agirão com rigor toda vez que for necessário.

“A sociedade precisa entender que a segurança da população depende da união de todos. Vamos trabalhar incansavelmente com o rigor necessário para conter as ações desses indivíduos. Para aqueles que querem ser reintegrados ofertamos diversos meios, através de ações ressocializadoras. Mas aqueles que demonstram resistência à Lei sofrerão as consequências, pois estamos prontos para contê-los e mantê-los atrás das grades, conforme a determinação da Justiça”, afirmou.

Quatro reeducandos, que segundo investigações das equipes de inteligência foram apontados como os principais responsáveis pelo episódio na PAMC, foram transferidos na tarde de ontem para a Cadeia Pública de Boa Vista e estão cumprindo Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

No momento, o Sistema está sob controle, segundo o secretário da Sejuc, Natanael Nascimento.

 

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD