- 01 de novembro de 2024
Indígenas fazem sucesso
Com esperança nos olhos, um time de futsal de meninas indígenas saiu de Roraima para disputar pela primeira vez um campeonato nacional: os Jogos Escolares da Juventude. Na disputa de abertura, na tarde desta terça-feira (09) no Ginásio de Esportes Pedro Dias, em Londrina (PR), as alunas-atletas da Escola Estadual Indígena Índio Macuxi venceram as amapaenses da Escola São Joaquim com o placar de 05x02.
As alunas roraimenses abriram o placar logo nos primeiros 10 minutos de bola rolando. Foram dois gols seguidos. Logo conquistaram uma tímida torcida de moradores da localidade. Não demorou muito e o time amapaense reagiu e fez um gol.
O clima tenso começou a assombrar a partida e as alunas-atletas da Comunidade Napoleão, em Normandia (RR) partiram para o ataque e cravaram mais um gol, dominando o jogo até o fim do primeiro tempo.
Para a camisa 04 do time, Angélica Patrícia, a partida foi considerada boa e os erros cometidos serão revistos para garantir a segunda vitória e se manter nos Jogos Escolares da Juventude.
Na avaliação do técnico da equipe, Eraldo Nunes Mendes, logo no início as meninas estavam nervosas, mas foram se soltando e partiram para o ataque. “Foi um jogo difícil por que todas as alunas participam pela primeira vez nos Jogos da Juventude e apesar das dificuldades, elas superaram e se mostraram uma equipe guerreira que é”, disse, ao complementar que com vontade e raça venceram a partida.
Conforme ele, houve algumas falhas na marcação e finalização, mas que serão corrigidas para a próxima partida, que será nesta quarta-feira (10), contra o Estado de Tocantins.
Basquete feminino derrota equipe da Bahia
As alunas-atletas do Instituto Sion derrotaram o time de basquete da Escola Moranguinho, da Bahia (BA) com o placar 55 a 01. O jogo ocorreu durante a tarde (09) no ginásio Jardim Bandeirante (Londrina).
Esse é o segundo ano consecutivo da participação do Instituto Sion nos Jogos Escolares da Juventude. Segundo a técnica do grupo, Anna Lucia da Silva, o resultado foi um trabalho realizado nos treinamentos. “As atletas executaram tudo o que foi pedido e saímos com uma boa vitória”, avaliou.
A pivô Isadora Rezende Chagas foi a cestinha da partida. Com velocidade ela fez 30 pontos. Logo depois veio a armadora do time, Camila Gomes, que fechou com 14 pontos.
Na avaliação do grupo, a defesa foi forte e foram cometidos poucos erros no ataque, o que possibilitou o placar final. “Não demos chances para as adversárias pontuarem e aproveitamos para pontuar bastante”, frisou a cestinha Isadora.
O futsal masculino, da Escola Estadual Camilo Dias, teve o resultado invertido por conta do descumprimento, por parte da equipe adversária, do regulamento dos jogos. Nesse caso, o placar final, após julgamento da Gerência de Competição, ficou 09x08 contra o time da casa, representado pelo Colégio Ética.
OUTRAS MODALIDADES
Também estão nos Jogos Escolares da Juventude as equipes de Handebol, Basquetebol, nos naipes masculino e feminino e Futsal masculino. Na primeira rodada, o time de handebol masculino da Escola do Sesc (Serviço Social do Comércio) derrotou a equipe da Escola Dona Venância, de Goiás, com placar de 24x10.
Na mesma modalidade, porém no naipe feminino, o time do Sesc foi derrotado pela equipe da Escola Clarice Lispector, de Rondônia, com placar de 35x12. O vôlei feminino, da Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade perdeu para a Escola Alvares de Azevedo, também de Rondônia, por dois sets a zero.
O vôlei masculino, da Escola Estadual Lobo D’Almada foi derrotado pelo time do Amazonas, por dois sets a um. O basquete masculino, da Escola Estadual São José, que está na primeira divisão, perdeu a primeira partida para o time do Colégio Marista, de Santa Catarina, com placar de 51x29.
OS JOGOS
As disputas da segunda etapa dos Jogos Escolares da Juventude, a das modalidades coletivas, seguem até o sábado, dia 13. Oitenta e oito pessoas de Roraima, entre alunos e técnicos, participam dessa fase das competições, nas modalidades de vôlei, basquete, handebol e futsal, nos naipes masculino e feminino.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e considerados a maior competição estudantil do País.
Para garantir a participação da delegação de Roraima, o governo estadual adquiriu os bilhetes aéreos para as escolas públicas e privadas da Capital e interior classificadas para o campeonato nacional.
Os Jogos Escolares da Juventude têm parceria com o Ministério do Esporte e Organizações Globo, e apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio master da Coca-Cola.