00:00:00

Jogos da Juventude

Meninas indígenas abrem as competições dos Jogos Escolares com vitória.


Indígenas fazem sucesso

Com esperança nos olhos, um time de futsal de meninas indígenas saiu de Roraima para disputar pela primeira vez um campeonato nacional: os Jogos Escolares da Juventude. Na disputa de abertura, na tarde desta terça-feira (09) no Ginásio de Esportes Pedro Dias, em Londrina (PR), as alunas-atletas da Escola Estadual Indígena Índio Macuxi venceram as amapaenses da Escola São Joaquim com o placar de 05x02.
As alunas roraimenses abriram o placar logo nos primeiros 10 minutos de bola rolando. Foram dois gols seguidos. Logo conquistaram uma tímida torcida de moradores da localidade. Não demorou muito e o time amapaense reagiu e fez um gol.
O clima tenso começou a assombrar a partida e as alunas-atletas da Comunidade Napoleão, em Normandia (RR) partiram para o ataque e cravaram mais um gol, dominando o jogo até o fim do primeiro tempo.
Para a camisa 04 do time, Angélica Patrícia, a partida foi considerada boa e os erros cometidos serão revistos para garantir a segunda vitória e se manter nos Jogos Escolares da Juventude.
Na avaliação do técnico da equipe, Eraldo Nunes Mendes, logo no início as meninas estavam nervosas, mas foram se soltando e partiram para o ataque. “Foi um jogo difícil por que todas as alunas participam pela primeira vez nos Jogos da Juventude e apesar das dificuldades, elas superaram e se mostraram uma equipe guerreira que é”, disse, ao complementar que com vontade e raça venceram a partida.
Conforme ele, houve algumas falhas na marcação e finalização, mas que serão corrigidas para a próxima partida, que será nesta quarta-feira (10), contra o Estado de Tocantins.

Basquete feminino derrota equipe da Bahia
 
As alunas-atletas do Instituto Sion derrotaram o time de basquete da Escola Moranguinho, da Bahia (BA) com o placar 55 a 01. O jogo ocorreu durante a tarde (09) no ginásio Jardim Bandeirante (Londrina).
Esse é o segundo ano consecutivo da participação do Instituto Sion nos Jogos Escolares da Juventude. Segundo a técnica do grupo, Anna Lucia da Silva, o resultado foi um trabalho realizado nos treinamentos. “As atletas executaram tudo o que foi pedido e saímos com uma boa vitória”, avaliou.
A pivô Isadora Rezende Chagas foi a cestinha da partida. Com velocidade ela fez 30 pontos. Logo depois veio a armadora do time, Camila Gomes, que fechou com 14 pontos.
Na avaliação do grupo, a defesa foi forte e foram cometidos poucos erros no ataque, o que possibilitou o placar final. “Não demos chances para as adversárias pontuarem e aproveitamos para pontuar bastante”, frisou a cestinha Isadora.
O futsal masculino, da Escola Estadual Camilo Dias, teve o resultado invertido por conta do descumprimento, por parte da equipe adversária, do regulamento dos jogos. Nesse caso, o placar final, após julgamento da Gerência de Competição, ficou 09x08 contra o time da casa, representado pelo Colégio Ética.

OUTRAS MODALIDADES

Também estão nos Jogos Escolares da Juventude as equipes de Handebol, Basquetebol, nos naipes masculino e feminino e Futsal masculino. Na primeira rodada, o time de handebol masculino da Escola do Sesc (Serviço Social do Comércio) derrotou a equipe da Escola Dona Venância, de Goiás, com placar de 24x10.
Na mesma modalidade, porém no naipe feminino, o time do Sesc foi derrotado pela equipe da Escola Clarice Lispector, de Rondônia, com placar de 35x12. O vôlei feminino, da Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade perdeu para a Escola Alvares de Azevedo, também de Rondônia, por dois sets a zero.
O vôlei masculino, da Escola Estadual Lobo D’Almada foi derrotado pelo time do Amazonas, por dois sets a um. O basquete masculino, da Escola Estadual São José, que está na primeira divisão, perdeu a primeira partida para o time do Colégio Marista, de Santa Catarina, com placar de 51x29.

OS JOGOS

As disputas da segunda etapa dos Jogos Escolares da Juventude, a das modalidades coletivas, seguem até o sábado, dia 13. Oitenta e oito pessoas de Roraima, entre alunos e técnicos, participam dessa fase das competições, nas modalidades de vôlei, basquete, handebol e futsal, nos naipes masculino e feminino.
 Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e considerados a maior competição estudantil do País.
Para garantir a participação da delegação de Roraima, o governo estadual adquiriu os bilhetes aéreos para as escolas públicas e privadas da Capital e interior classificadas para o campeonato nacional.
Os Jogos Escolares da Juventude têm parceria com o Ministério do Esporte e Organizações Globo, e apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio master da Coca-Cola.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD