00:00:00

DST/AIDS

Eventos terão insumos de prevenção


A entrega de preservativo será na Feira de Artesanato e na 13ª Parada GLBTT
A Secretaria de estado da saúde (Sesau), por meio do Núcleo de Controle das DST/HIV/AIDS, vai disponibilizar insumos de prevenção em dois eventos, que acontecem sábado (13) e domingo (14). Serão 11.260 itens, entre preservativos aromatizados masculinos, preservativo feminino e géis lubrificantes, além de ações de educação. Duas técnicas serão destacadas para os locais.
As ações em parceria serão na III Feira de Artesanato, da Secretaria de Estado da Cultura, e nas atividades da 13ª Parada GLBTT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) em Boa Vista. As duas programações acontecem quase no mesmo horário, no período da tarde, e com isso o Núcleo vai se desdobrar para estar nos dois locais. A Parada GLBTT vai contar também com o apoio do município de Boa Vista na parte de prevenção e saúde.
A Feira de Artesanato do Estado será o primeiro local que o Núcleo de Controle Estadual marcará presença. O evento acontece no Parque Anauá, no dia 13, a partir das 17h. Já no segundo dia, os portões estarão abertos a partir das 14h.
Segundo a técnica Nelma Cavalcante, os visitantes da Feira terão disponíveis, cerca de 3.600 preservativos masculinos aromatizados de banana, chocolate, uva, menta, morango, entre outros. Além da distribuição de 1.500 géis lubrificantes e mil preservativos femininos.
GLBTT
Enquanto o outro evento, também voltado à população em geral, como em todos os anos e neste não poderia ser diferente, a Secretaria Estadual de Saúde participará com ações de prevenção e educação na programação alusiva ao Orgulho Gay, evento promovido pelo Grupo DiveRRsidade.
A técnica explicou que este ano o trabalho será em parceria entre Estado e Município de Boa Vista. O Estado vai disponibilizar 2.160 preservativos masculinos e três mil lubrificantes íntimos. Os insumos estarão disponíveis no sábado (13), a partir das 18h, na Feira de Artesanato. Já no domingo, quando acontece a 13ª Parada GLBTT, a partir das 16h. A Praça Velia Coutinho será palco dos dois dias de atividades contra a homofobia.
Nelma ressalta a importância da participação do Núcleo em eventos que reúne centenas de pessoas. “Com a presença dos insumos em eventos culturais como estes, estamos facilitando o acesso aos visitantes. Quando eles vão a eventos desta natureza, às vezes, nem pensam em preservativos e quando veem o estande, resolvem se aproximar”, comentou.
Além disso, muitas pessoas desconhecem que os insumos de prevenção estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde. “Percebemos essa realidade durante tiragem de dúvidas, questionamentos das pessoas que chegam para conversar”, mencionou.
Sobre a Parada, o secretário de Saúde, Alysson Lins, aproveitou para dizer que apoiar eventos que lutam contra a intolerância e preconceito, é assumir a postura que valoriza os direitos humanos e a cidadania. “Todos os anos a Sesau apoia a iniciativa, por acreditarmos que estamos contribuindo para que o preconceito e a violência venham diminuir cada vez mais. Além disso, estaremos com ação de educação durante o encerramento”, comentou.
DENÚNCIA
É bom saber que às pessoas que se sentirem vítimas de discriminação em qualquer instituição pública ou privada, devem denunciar por meio do Disque 100. É uma forma onde os cidadãos podem ligar gratuitamente e realizar denúncias de discriminação, sanar dúvidas sobre direitos, entre outras demandas.

 

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD