- 01 de novembro de 2024
BV e Sul em campanha
Roraima é uma das 27 unidades federativas envolvidas na campanha do Ministério da Saúde (MS), “Hanseníase, verminoses e tracoma têm cura. Faça essa lição de casa e proteja-se”. Com a finalidade de reforçar a busca ativa, a detecção precoce e o tratamento destes agravos, em todo o país, ação do MS é desenvolvida ao longo de 2014, para estudantes com idade entre 05 e 14 anos.
Em Roraima, entre os primeiros municípios envolvidos estão Boa Vista e Rorainópolis e até o fim de outubro, os trabalhos serão executados em Bonfim e Alto Alegre, conforme prioridade do órgão ministerial. Em nível estadual, a Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), por meio dos Núcleos de Controle do Tracoma, Hanseníase e DTHA, realizou o trabalho de divulgação nos 15 municípios.
Rorainópolis foi a primeira localidade do interior a executar as ações. Na região, pais de 762 estudantes preencheram a ficha de autoimagem da hanseníase (um questionário sobre a presença de mancha na pele), e destes, 164 apresentaram alguma mancha, sendo encaminhados para consulta médica na atenção básica.
Conforme a técnica do Núcleo de Controle de Hanseníase, Luciana Gomides, o objetivo é aumentar o diagnóstico precoce e, com isso, diminuir a ocorrência destas doenças. “Com os dados da ficha de autoimagem é possível, além do trabalho de conscientização e detecção, identificar casos suspeitos e encaminhá-los para atenção básica para confirmação do diagnóstico”, disse.
Segundo a gerente do Núcleo de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, Cristina Gomes, a campanha inclui ainda o tratamento quimioprofilático para verminoses. Em Rorainópolis, 1.605 estudantes foram tratados contra as verminoses. “Nossa proposta é em cada região envolvida com a campanha, envolver os três agravos, e no caso das verminoses (parasitas intestinais), tratar de imediato e evitar o aparecimento de agravos mais complexos como anemia, dor abdominal e diarreia”, complementou.
De acordo com a gerente do Núcleo de Controle do Tracoma, Edvânia da Silva, as atividades serão desenvolvidas, no mês de setembro no município de Bonfim e na região de Alto Alegre, em outubro. “Seguiremos as diretrizes da campanha, que busca atingir não só os alunos, mas também as pessoas que convivem com eles (alunos) e desta forma, reforçar ações de educação em saúde, a divulgação dos sinais e sintomas da doença, para, com isso, alcançar o diagnóstico precoce, tratamento e a consequente eliminação da doença como problema de saúde pública, como a cegueira por exemplo”, salientou.
ASCOM SESAU (095) 21210507 www.saude.rr.gov.br