- 01 de novembro de 2024
Roraima tem saldo positivo
As disputas das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude – etapa mirim (12 a 14 anos) chegaram ao fim neste domingo (07), em Londrina (PR) e Roraima obteve bons resultados. O judô masculino e feminino ficaram em destaque com a quinta colocação em categoria do campeonato. Os dois alunos são da rede pública estadual e já têm experiência na competição nacional.
A aluna-atleta Tatiana Sobral, da Escola Estadual Monteiro Lobato conquistou o quinto lugar na categoria mais de 64 quilos de Judô e Aristides Lucena Junior, da Escola Estadual Conceição Costa e Silva, também sagrou-se na quinta colocação na categoria menos de 40 quilos.
Segundo Aristides, houve boas lutas e a colocação a qual ficou foi positiva, porém era possível medalhar. “Falta um pouco mais de volume de competições em nível estadual, para acumular mais experiência e conquistar uma melhor colocação nos Jogos Escolares da Juventude”, avaliou o atleta.
Para um dos treinadores da modalidade, Sérgio Borba, o Judô roraimense vem evoluindo gradativamente no decorrer das edições dos jogos escolares. “Exemplo disso são as vitórias conquistadas, onde, antes, nossa participação se resumia em realizar a primeira luta e sem obter resultados positivos”, analisou o técnico.
Conforme ele, houve atletas que lutaram em nível de igualdade dos oponentes de renome e de Estados tradicionalmente respeitados pelo alto nível de lutas. “Com a busca pela evolução técnica e tática do Judô em Roraima, estamos proporcionando aos atletas a condição de seguir nas disputas, com vitórias, seja nas fases preliminares como nas finais”, complementou.
Outro destaque foi para as alunas-atletas de Ginástica Rítmica, que conquistaram a 19ª colocação e ficaram na frente de Estados como Maranhão, Rondônia e Mato Grosso, experientes na disputa da modalidade. Roraima foi representado por quatro alunas-atletas do Instituto Batista (IBR). Em 2013 a modalidade ficou em 22º lugar no ranking nacional.
Para a técnica da modalidade, Renata Medeiros, cada dia que passa há uma dedicação maior para contribuir para o crescimento da Ginástica Rítmica no Estado e os resultados podem ser vistos nas competições em nível nacional. “Nesses Jogos Escolares percebi o quanto nossas alunas-atletas cresceram e aprenderam que temos que nos dedicar ao extremo para se alcançarmos bons resultados”, enfatizou a treinadora.
Essa foi a primeira participação das meninas na GR. Segundo a atleta Gabriela Maboni, foi uma experiência boa e serviu de grande aprendizado, uma vez que teve contato com atletas já acostumadas com competições escolares em nível nacional. “Mesmo sem a medalha aprendemos muito com a competição e vamos nos aprimorar cada vez mais para nos anos seguintes conquistarmos melhores resultados”, disse.
Tênis de mesa e xadrez entre os 20 colocados
No tênis de mesa a equipe feminina ficou com o 12º lugar no ranking. Segundo o técnico da modalidade, Fernando Imagawa, o resultado poderia ser mais satisfatório se houvesse uma federação em Roraima, no sentindo de incentivar e promover treinamentos aos alunos-atletas. “A participação frequente em torneios faz grande diferença já que serve como experiência e também ajuda no controle do nervosismo do atleta”, avaliou.
Ele reconhece a qualidade e empenho dos atletas e acredita que o equilíbrio vai existir a partir do momento que houver o incentivo, com competições por exemplo, para que o aluno-atleta tenha maior segurança quando for disputar com outros Estados Brasileiros.
No xadrez, o aluno Gabriel Mendonça Lima, do Sesc (Serviço Social do Comércio), conquistou a 20ª colocação de um ranking de 26. Morgana Dias Botelho, da Escola Estadual Vitória Mota Cruz, ficou com a 18ª posição de 27 ao todo.
Segundo o técnico da modalidade, Gerson de Assis Sales, com mais treinamentos os alunos conseguirão melhores posições nas competições dos Jogos Escolares da Juventude. “Essa foi a primeira participação desses nossos alunos e o nervosismo esteve presente, mas isso pode mudar com a disputa em outros torneios para que cheguem em condições de equilíbrio no nacional”, enfatizou Sales.
Já no Atletismo, Roraima ficou com a 9ª colocação nas provas de lançamento de disco e hexatlo, com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR) do Novo Paraíso (Rorainópolis) e Escola Estadual José Aldébaro Alcântara, do município de Bonfim, respectivamente.
Os atletas de Natação também obtiveram bons resultados na competição nacional. Segundo a técnica Teca Marinho, a participação foi positiva, já que os nadadores baixaram os tempos na disputa. O destaque foi para a aluna Ayme Nobre, do Instituto Batista de Roraima, que ficou em 18º lugar nas provas de 50 metros livres e 50 metros borboleta.
Coletivas iniciam nesta 3ª feira
A próxima etapa dos Jogos Escolares da Juventude, modalidades coletivas, inicia na terça-feira (09) e segue até o sábado, dia 12. De Roraima estão inscritas 88 pessoas, entre alunos e técnicos por modalidade (vôlei, basquete, handebol e futsal, nos naipes masculino e feminino).
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e considerados a maior competição estudantil do País, e reúnem jovens de todos os Estados e o Distrito Federal, na disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.
A participação de Roraima foi possível mediante a aquisição dos bilhetes aéreos pelo governo estadual, que contemplou não somente as escolas públicas, como as da rede privada também, totalizando uma delegação de 148 pessoas.
Para a realização dos Jogos Escolares da Juventude, o COB conta com a parceria com o Ministério do Esporte e Organizações Globo, e apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio master da Coca-Cola.