00:00:00

Saúde

Adjuntos assumem na Sesau


Durante solenidade de entrega do relatório de viabilização do curso de Medicina da Universidade Estadual de Roraima (UERR), no Salão Nobre do Palácio Hélio Campos, o governador Chico Rodrigues deu posse no início da tarde desta sexta-feira, 05, a Alysson Lins, como titular da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima, e a Douglas Teixeira, como adjunto. Agora, junto com a secretária-adjunta Claudete Praia, a Pasta tem pela primeira vez, três servidores de carreira no comando.
Lins, que foi empossado como adjunto dia 07 de abril, estava na interinidade do cargo há 89 dias (desde 09 de junho), quando o então secretário de Saúde, Stênio Nascimento, teve problemas de saúde e precisou de tratamento fora do Estado. Durante a solenidade de hoje, o governador destacou a confiança que tem depositada nos servidores de carreira. “Temos a convicção da dedicação e empenho para que possam exercer o cargo com alta confiança”, disse Rodrigues.
Para o secretário, a efetivação de técnicos de carreira no cargo de umas das pastas mais importantes, representa um ato de valorização e demonstração de confiança do governo nos servidores efetivos da Sesau. No discurso de posse, disse ser gratificante aquele momento, pois estava ali representando todas as categorias de servidores concursados. “Eu tenho a convicção se com dois estávamos fazendo muita coisa, agora com três técnicos, e de carreira, faremos muito mais”, afirmou Lins.
Tendo a Sesau a gerência de quase todas as unidades de atendimento especializado e de urgência e emergência na capital, e no interior atuando de forma compartilhada em 13 dos 14 municípios, o secretário adiantou que com a chegada de mais um adjunto, o trabalho será melhor dividido para que as ações de melhoria sejam intensificas na capital e interior.
Lins comentou ainda que um adjunto ficará responsável pelo interior, dando atenção especial e visitando às unidades para solucionar de maneira mais rápida às principais demandas, e outro, terá atenção voltada à capital. Desta forma, o titular continuará dando suporte aos dois adjuntos, e sobrará tempo para resolver demandas de gestão e de ser o interlocutor da área de saúde junto aos órgãos e secretarias.
A expectativa do adjunto Douglas Teixeira, que desde 2011 estava como diretor-geral da maior unidade de referência em atendimentos de urgência e emergência, o HGR, que auxilia a reduzir o tempo de resposta da Secretaria aos problemas e demandas das unidades de saúde, oferecendo assim o melhor atendimento aos pacientes.
Como diretor de unidade de saúde de grande porte, ele explicou ter ciência da necessidade de estruturar a saúde como um todo, pois quando existe algum tipo de déficit na prestação dos serviços na capital ou nos municípios, isso acaba sendo referenciado à porta de urgência e emergência. “Por ser uma unidade de referência (o HGR), é preciso ter um olhar especial, uma vez que os casos mais graves e que não podem esperar estão no HGR”.
CURRÍCULOS
Alysson Bruno Matias Lins, 33, natural de João Pessoa (PB), chegou ao Estado em 1989. Formado pela UFRR, colou grau em abril 2006, e em Julho do mesmo ano, assumiu o cargo de médico no primeiro concurso público da Sesau. Exerceu suas funções em unidades como Policlínica Cosme e Silva, PSFs e Unidade Mista de Uiramutã. Também atuou como médico regulador no Hospital Coronel Mota e ajudou na implantação da Central de Regulação de Consultas. Desde agosto de 2011, estava como diretor-geral do Pronto Atendimento Airton Rocha e do Pronto Socorro Francisco Elesbão.
À frente da direção-geral do HGR desde 2011, Douglas Henrique Teixeira, 35, natural de São Paulo, chegou em Roraima em 1998, para cursar medicina na UFRR, quando em 2005 conclui o curso. Foi aprovado no concurso público da Sesau para o cargo de médico em 2006. No período de 2008 a 2011 assumiu a direção do Pronto Socorro Francisco Elesbão.
Claudete da Silva Praia, roraimense de Santa Maria do Boiaçu, região do Baixo Rio Branco, é enfermeira concursada e advogada. Desde 1993, trabalha na Sesau, por onde passou por vários setores e departamentos. Nesses 21 anos, oito são na área de assistência e 13 na de gestão. Por 11 anos trabalhou no Hospital Materno-Infantil, foi diretora do Pronto Socorro Infantil Irmã Helena (na Ataide Teive, onde hoje funciona o Nerf); e do Hospital da Criança Santo Antônio. Atuou como coordenadora-geral de Atenção Especializada (CGAE) da Sesau e antes de assumir como adjunta, também estava como apoiadora do Ministério da Saúde para Roraima.

 

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO