00:00:00

Caravana da Saúde

Equipe técnica da Caravana da Saúde parte rumo à ação no rio Branco.



Baixo Rio Branco tem atenção

A Caravana da Saúde seguiu na manhã desta quinta-feira, 04, rumo a Caracaraí onde de lá embarcará ao Baixo Rio Branco. A primeira comunidade beneficiada será Santa Maria do Boi Açu onde, em seguida, a equipe passará por outras 16 comunidades ribeirinhas, levando médicos especialistas, além de exames e palestras de educativas para orientar a população quanto a cuidados essenciais para evitar problemas de saúde.

O diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), Érich Berger, conta que a Caravana da Saúde é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau), executado anualmente com regularidade. Nos últimos oito anos, duas edições do projeto foram realizadas anualmente, uma no primeiro e a outra no segundo semestre.

A ação deste ano estima fazer, aproximadamente, dois mil atendimentos, mas o diretor explica que a população que procurar os serviços disponibilizados pela Caravana, será atendida. “Enquanto houver pessoas em busca dos serviços, a equipe atenderá a demanda”, disse Berger, esclarecendo que as vagas não serão limitadas. Segundo ele, o objetivo da ação é realmente facilitar o acesso à população ribeirinha.

O DPSI é cadastrado junto ao Ministério da Saúde e tem como finalidade de contemplar famílias que nem sempre teriam condições de vir à Boa Vista, de forma que a Sesau disponibiliza profissionais em várias especialidades, onde a população ribeirinha tem acesso às consultas, exames e serviços disponibilizados pelo SUS.

A equipe que compõe a Caravana em 2014 conta com mais de 30 profissionais entre médicos, técnicos e equipe de apoio na ação. As especialidades médicas ofertadas nesta ação serão Oftalmologia, Urologia, Pediatria, Clínica Médica e Ginecologia com serviço de ultrassonografia. Serviços odontológicos também serão prestados na ação com palestras educativas de prevenção a saúde bucal e também com pequenos procedimentos odontológicos.

Como suporte aos atendimentos médicos, serão ofertados exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, campimetria, aferição de pressão, teste de glicemia e lâmina de malária. Uma ótica credenciada prestará apoio aos oftalmologistas. “Durante as consultas, as pessoas que forem diagnosticadas com problemas de visão, serão encaminhadas à ótica e ali mesmo poderão escolher a armação para os óculos”, informou, esclarecendo que logo após a confecção das lentes, a equipe retornará nas comunidades para realizar a entrega dos óculos.

Só no primeiro semestre deste ano, todos os 14 municípios do interior do estado já foram beneficiados com os serviços médicos especializados do projeto de saúde itinerante, no qual resultou em mais de 24 mil atendimentos realizados. No segundo semestre, o DPSI montou um cronograma onde todos os municípios receberão a segunda ação de saúde especializada até o final do ano.

 

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO