00:00:00

Chikungunya

Exame descarta suspeita de febre


Um caso suspeito de febre chikungunya (chik) em Roraima divulgado na segunda-feira, dia 1°, teve seu resultado descartado pela Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS). O exame laboratorial feito no Hospital Geral de Roraima (HGR) descartou a febre e a dengue, dando positivo para malária. O caso descartado era do sexo feminino, adulta e moradora do bairro Cidade Satélite.

A notificação ocorreu na manhã da segunda-feira, 1°, durante consulta no Pronto Atendimento Airton Rocha (PAAR), quando o médico de plantão ouviu as queixas da paciente e solicitou exames para melhor analisar. Mas, por precaução, o médico comunicou ao Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Unidade de Vigilância Epidemiológica hospitalar (UVE) sobre a situação e para que fossem adotadas as medidas de bloqueio.
De acordo com o diretor em Exercício do DVE, Joel Lima, o caso foi descartado, mas existem ações para combater o mosquito Aedes aegypti, conforme o cronograma de UBV Pesada, monitoramento de vigilância, além da eliminação dos criadouros feita pelo município. “A borrifação no local por onde a mulher esteve foi para garantir a segurança da população; uma espécie de bloqueio programado”, explicou.

A borrifação é um dos tipos de combate mais eficazes já que atua diretamente no vetor dessas doenças. Lima reforça, é preciso que a população colabore com a vigilância na eliminação de criadouros, mantendo os quintais limpos e livres de objetos coletores de água, onde os mosquitos se reproduzem.
Na oportunidade, o diretor orientou para que as pessoas, quando tiverem no consultório médico, digam ao profissional todos sintomas apresentados no organismo e, principalmente, por onde esteve e andou e com quem esteve, para o diagnóstico seja mais preciso. Dessa forma, os exames certos serão feitos.

PACARAIMA

Lima informou que o município de Pacaraima, a 218 km da capital, terá três dias de borrifação. O carro fumacê vai percorrer todos os quarteirões da sede. A ação iniciou na terça terça (02), e seguirá até quinta-feira (4), sempre a partir das 16h. Nova ação de controle com UBV Pesada está agendada para acontecer daqui sete dias, a contar do dia 4, no município que faz fronteira com a Venezuela, país com alto registro da febre chik.

O diretor de Epidemiologia, da CGVS, mencionou que as aplicações acontecem no fim de tarde, devido ser um horário que normalmente há picos do mosquito. Para que os profissionais tenham sucesso na eliminação do mosquito é importante que as pessoas abram portas e janelas.

SINTOMAS

O período de incubação da febre Chikungunya é de dois a 10 dias. Os sintomas são parecidos com os da dengue, os mais comuns são início súbito de febre, dores articulares intensas, dores de cabeça e náuseas. Não há tratamento capaz de curar a infecção, nem vacinas voltadas para preveni-la. O tratamento é paliativo, com uso de antipiréticos e analgésicos para aliviar os sintomas, como as fortes dores nas articulações. As dores podem durar até um ano e meio.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO