00:00:00

UNICEF

Plano reduz transmissão de Sífilis e HIV


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pretende até 2018, reduzir o número de transmissão vertical dos casos de Sífilis e HIV, nos países que fazem parte da organização. Para tanto no Brasil, será criado o Plano de Redução da Transmissão Vertical da Amazônia Legal, e Roraima é um dos nove estados que fará parte da ação juntamente com o Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins.
Com o Plano de Redução da Transmissão Vertical da Amazônia Legal, o Unicef, em conjunto com o Ministério da Saúde, pretende reduzir a transmissão de mãe para filho, se Sífilis Congênita, até 2018, de forma que os registros sejam de menos de um caso, para cada 1.000 nascidos vivos.
Em Roraima, o Núcleo Estadual de Controle das DST/HIV/Aids é o responsável pela elaboração e construção do plano, em conjunto com as coordenações que tratam da saúde da mulher, do homem, da criança e os serviços de referência. No mês de abril, foi realizada a primeira reunião entre os coordenadores e a representante da Unicef, Hildemar Fernandes.
Conforme a técnica do Núcleo de DST/HIV/AIDS, Neusa Nascimento, abril foi o início do processo de construção do Plano. Tratou-se do primeiro contato, onde foram apresentados os objetivos do Unicef e as metas propostas para todas as regiões envolvidas. “Desde então iniciamos a coleta das informações e as discussões a respeito da incidência de Sífilis e Aids em mulheres, homens, gestantes, assim como na população jovem, infantil e adulta, principalmente nos últimos cinco anos", esclareceu.
Todas os dados já foram coletados. Agora, o Plano Estadual está em fase de finalização para apresentação à organização. "Pretendemos, ainda essa semana, encaminhar o Plano à Unicef, para que seja feita a primeira avaliação e as adequações necessárias.Tão logo recebamos o resultado da análise, encaminharemos o projeto para avaliação da CIB (Comissão Intergestora Bipartite) e ao Conselho Estadual de Saúde", complementou.
As discussões em torno da redução da transmissão vertical de casos de Sífilis e HIV iniciaram em 2009, com a construção de um Plano Nacional. Agora a proposta é fortalecer as ações na Amazônia Legal. "Por isso, o Unicef tomou a iniciativa de propor uma ação conjunta do Ministério da Saúde para esses estados, por conta das dificuldades de acesso, as particularidades de cada região, assim como o acesso desta população específica às ações executadas pelas unidades de saúde. O objetivo é o Plano possa contribuir para que essa população específica tenha acesso às políticas de saúde", reforçou.
TRANSMISSÃO VERTICAL
A Sífilis uma doença infecciosa sexualmente transmissível, transmitida pela bactéria Treponema pallidum, que a causa se espalha pela pele rachada ou por membranas mucosas. A sífilis congênita é aquela em que as gestantes podem transmitir a infecção o para o (s) feto (s).

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO