- 05 de novembro de 2024
Autuações e carros retidos
Com o reforço nas ações desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública, o número de veículos retidos e removidos ao pátio devido a alguma irregularidade aumentou 60,46% de janeiro a julho na comparação com o mesmo período do ano passado. O número saltou de 1.475 para 2.286. As motocicletas são os veículos mais retidos nas blitze.
Já no primeiro semestre deste ano, os dados também apontam um aumento no número de autuações em relação ao mesmo período de 2013. Enquanto no ano passado 5.493 condutores foram autuados, em 2014 este total chegou a 9.855.
As principais infrações registradas pela Divisão de Fiscalização de Trânsito são conduzir veículo sem habilitação e conduzir veículo com a documentação em atraso. Os motociclistas lideram o ranking de autuações.
De acordo com o diretor-presidente do Detran, Edgilson Dantas, apesar dos esforços em mapear e monitorar os pontos críticos em Boa Vista, os condutores insistem em desrespeitar as leis de trânsito. “Muitos condutores ainda transitam sem usar o cinto de segurança, sem o capacete e sob efeito de bebida alcoólica. Por isso estamos mantendo o uso dos bafômetros nas abordagens em que houver a suspeita de embriaguez”, afirmou.
Ainda segundo Edgilson Dantas, a redução no número de mortos no primeiro semestre deste ano foi obtida após incremento das ações repressivas e educativas. Com o reforço da “Operação Salvando Vidas” e a implantação da Operação Select, realizadas com todos os órgãos da segurança pública.
“A meta é continuar apertando o cerco contra os condutores que insistem em desafiar as leis de trânsito. É uma das metas do Governo do Estado frear os índices de acidentes, evitando assim a super lotação de leitos no Hospital Geral de Roraima (HGR), onde, atualmente, 7 a cada 10 pacientes internados são vítimas do trânsito”, acrescentou o diretor-presidente.
De acordo com o chefe da Fiscalização, Gladson Mesquita, a orientação desta gestão é realizar abordagens volante e manter blitze móveis em pontos distintos da cidade. Segundo ele, na medida em que os condutores sabem da presença do Detran nas ruas, eles acabam se preocupando mais e evitando transitar de forma irregular. “Fazemos ações diariamente. Nos fins de semana reforçamos nosso aparato e adotamos a tolerância zero”, evidenciou Mesquita.